Governo do Amapá atende idosas em ação social da campanha Junho Violeta
Serviços de saúde, bem-estar e orientação jurídica foram disponibilizados às moradoras do bairro Marabaixo.
Ação ocorreu na escola Nilton Balieiro
Como parte das ações da campanha Junho Violeta de conscientização, proteção e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, o Governo do Amapá atendeu na quinta-feira, 15, idosas moradoras do bairro Marabaixo, na Zona Oeste de Macapá.
A ação, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM), levou atendimentos gratuitos de fisioterapia, orientação jurídica, cuidados com a saúde, lazer e bem-estar, além de workshops sobre proteção contra crimes cibernéticos, fisioterapia pélvica, promoção e proteção à saúde física, mental e emocional da mulher idosa.
Foram cerca de 120 atendimentos durante a ação, entre eles, a moradora do bairro, Angela Ribeiro, de 71 anos. Dona de casa há 51 anos e mãe de 11 filhos, ela participou da oficina de artesanato, fez esmaltação das unhas e corte de cabelo, e reforçou o respeito às mulheres idosas.
“O evento é muito bem-vindo, porque é para a nossa melhoria e para aprendermos mais. As pessoas devem tratar o idoso com mais respeito, dedicação, respeito, ter mais sabedoria para cuidar de nós”, frisou Angela.
Quem também aprovou a ação foi Rosa Maria Colares, de 72 anos. Ela aproveitou os atendimentos de autocuidado e o momento de lazer com aulão de zumba.
“Gostei muito dos atendimentos, foi muito bom, porque as pessoas idosas se sentem sozinhas e às vezes nem sabem que elas têm direito de viver e ser livre”, pontuou Rosa Maria.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destacou a importância de levar os serviços gratuitos de saúde e cidadania para mais perto da população.
“Quando levamos esses atendimentos a outros lugares mais pessoas podem ser beneficiadas, uma vez que percebemos que muitas mulheres não acessam os serviços públicos por conta dificuldade de deslocamento. O sucesso da nossa ação só foi possível graças à comunidade que esteve presente”, afirmou a gestora.
A diretora da Escola Nilton Balieiro, Rita Gonçalves, reforçou a importância de ações que promovam o bem-estar das idosas.
“A escola cumpre o papel social de abrir as portas para a população que precisa. É muito importante termos esse olhar para as pessoas idosas, através do autocuidado e serviços de saúde com o apoio dos servidores e equipe de voluntários”, destacou a diretora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!