Governo do Amapá discute simplificação do sistema tributário em encontro com auditores fiscais
Evento debateu ferramentas para construir políticas fazendárias mais justas e de fácil compreensão para a sociedade.
Secretário de Fazenda, Jesus Vidal, durante encontro do Sindifisco
Garantias de um sistema tributário mais simples e de fácil compreensão, que mantenha preços acessíveis aos consumidores, foram alguns dos pontos defendidos pelo Governo do Estado durante o 2º workshop do Sindicato dos Auditores e Fiscais da Secretaria da Receita do Amapá (Sindifisco).
O secretário de Fazenda, Jesus Vidal, também elencou a importância da Zona Franca Verde e da Área de Livre Comércio de Macapá para impulsionar o crescimento econômico do estado.
“Estamos atentos à atualização do fisco e a proposta do Estado é incluir a permanência dos preços acessíveis para não prejudicar os nossos consumidores”, enfatizou o secretário.
O assunto é um dos mais discutidos nacionalmente, e tem como objetivo construir metodologias que tornem o sistema tributário brasileiro mais igualitário
“Trouxemos essas discussões para o workshop, pois vimos a necessidade de debater sobre o desenvolvimento do fisco estadual e as ferramentas necessárias para se construir um fisco justo. Esse momento é fundamental para termos diálogos e ideias, contemplados com muita técnica e soluções efetivas para a sociedade ", pontuou a presidente do Sindifisco, Wilzete Mota.
A Receita Estadual é a responsável por controlar as leis tributárias a nível local, como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A gestão e fiscalização das leis e regras tributárias envolve recolhimento de impostos, definição de datas e cronogramas, cobrança de contribuições em atraso, verificação do enquadramento de empresas nos regimes tributários corretos, formatos de emissão de documentos fiscais, entre outros.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!