‘É uma alegria poder voltar a comer melhor’, diz indígena atendida pela parceria do Governo do Amapá com a ONG Doutores da Amazônia
Há mais de 20 anos, Janai Waiãpi não recebia assistência odontológica. Ação 'Mais Sorrisos' também oferece serviços de saúde e cidadania.
Janai aproveitou a oportunidade para restaurar dois dentes, uma mudança que permite a mastigação adequada dos alimentos
Após mais de duas décadas desde a última visita ao dentista, a indígena Janai Waiãpi, de 45 anos, recebeu nesta quarta-feira, 21, atendimento odontológico especializado por meio da ação Mais Sorrisos, realizada pelo Governo do Amapá em parceria com a ONG Doutores da Amazônia para atender cerca de 1,8 mil indígenas Wajãpi com serviços de saúde bucal e atendimentos médicos e de cidadania.
A ação disponibiliza 40 voluntários para atender os moradores do Território Indígena Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, na região oeste do Amapá. Janai aproveitou a oportunidade para restaurar dois dentes, uma mudança que permite a mastigação adequada dos alimentos.
"Agora, acho que vou voltar a comer melhor. É uma alegria poder voltar a mastigar bem a comida", disse a indígena.
Além de atendimentos odontológicos, estão disponíveis serviços de assistência farmacêutica, ginecológica e pediátrica, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia e enfermagem, entrega de óculos de grau, inscrição no Cadastro Único (CaÚnico) e no programa Renda pra Viver Melhor.
Na abertura da ação, que segue até 28 de junho, o governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou que, com a ‘Mais Sorrisos’, o objetivo é tornar a prática uma política pública do Estado.
"Nós precisamos conectar a ação de hoje, conectar o trabalho que é feito pelo Distrito Sanitário Especial Indígena com as nossas ações de governo, que são de média e alta complexidade. Esse é o nosso grande desafio: fazer desta ação um sucesso e que os passos seguintes tenham o mesmo resultado", disse o governador do Amapá.
A ação conta, ainda, com apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, da Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!