Governo do Amapá capacita professores que atuam no programa Criança Alfabetizada
As formações continuadas ajudam a melhorar as competências individuais de cada formador e influenciam nas avaliações do Programa.
Formação foi ministrada para 55 professores que vão multiplicar os conhecimentos adquiridos
O Governo do Amapá levou para uma capacitação pedagógica para 55 professores que atuam como formadores do programa Criança Alfabetizada. O treinamento aconteceu no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), na capital, nos dias 19 e 20 de junho. Entre os participantes, estão profissionais dos 16 municípios que vão multiplicar os conhecimentos adquiridos com os demais educadores.
O Criança Alfabetizada busca implementar estratégias para que os alunos da rede pública aprendam a ler e a escrever na idade certa. O objetivo da formação foi repassar aos formadores conhecimento técnico e pedagógico para que eles possam formar outros professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes municipais e estadual de ensino. As formações continuadas ajudam a melhorar as competências individuais de cada formador e influenciam nas avaliações do programa.
Em 2023, as capacitações do programa trabalham o uso dos indicadores de aprendizagem em sala de aula, com foco na alfabetização e letramento. A última formação teve como foco as práticas de leitura e escrita no ciclo da alfabetização, com ênfase nas habilidades do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Sispaeap). Trata-se de um exame realizado uma vez ao ano para avaliar a aprendizagem das crianças.
"Essa formação ajuda os professores do ciclo de alfabetização a se munirem de conhecimentos técnicos e pedagógicos para aplicar em sala de aula com os alunos. O objetivo é melhorar o desempenho em avaliações e a qualidade do aprendizado dos estudantes amapaenses", explica a gerente pedagógica, Alane Siqueira.
A capacitação contou com a participação da consultora Viviane Veras. Ela trouxe em sua palestra a importância do ser formador a partir de cinco macro competências: abertura ao novo, autogestão, resiliência emocional, engajamento com os outros e amabilidade.
“As macro competências vão ajudar no autoconhecimento do formador, trazendo a percepção dos pontos a melhorar no processo formativo como pessoa e profissional”, explicou Viviane.
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