9 anos do Macapaba: maior habitacional do Amapá recebe mutirão assistencial do Governo do Estado
Programação ocorreu nesta sexta-feira, 23, na Escola Estadual Marly Maria.
Foram oferecidos vários serviços sociais e de saúde, além do show do cantor Mauro Cotta
Para comemorar o aniversário de 9 anos de criação do Macapaba, o maior conjunto habitacional do Amapá, localizado na Zona Norte de Macapá, o Governo do Estado promoveu uma ação social para a comunidade nesta sexta-feira, 23, na Escola Estadual Marly Maria.
Foram oferecidos vários serviços como cadastro de trabalhadores, vagas de empregos, registro de empreendedores, atendimentos médicos de pediatria, psiquiatria, clínico geral, e psicológicos, vacinação, entre outros atendimentos para os cerca de 35 mil moradores.
Alcione Cordeiro, de 38 anos, tem deficiência auditiva e acompanhada pela filha, Ana Clara, ela aproveitou para renovar o documento de identidade após 10 anos da emissão da primeira via.
"A minha mãe estava com a identidade muito velha, em alguns lugares as pessoas não aceitavam, diziam que ela precisava trocar. Foi quando soube que o Governo ia oferecer esse serviço aqui no Conjunto", explicou Ana Clara.
A oportunidade também foi aproveitada por Elielma Ramos Viana, de 35 anos, que procurou atendimento no espaço da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete). A empreendedora de cosméticos e confecções se cadastrou no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e na Central do Trabalhador Autônomo (CTA).
"Eu vendo meus produtos pela internet, mas há cinco anos procuro uma renda fixa, por isso vim me cadastrar nesses programas. A ação chegou até nós e agora só vou aguardar me chamarem”, disse Elielma, satisfeita com o atendimento próximo de sua casa.
O cuidado com a saúde também não foi deixado de lado, a exemplo da dona de casa, Jackeline Nunes, de 26 anos, que procurou atendimento para consulta com médico pediatra.
"Fazia dias que meus filhos estavam com uma alergia na pele e ao ficar sabendo da ação, tratei de trazê-los logo pra fazer consulta. Fomos bem atendidos e já estou saindo daqui com a receita para medicação”, disse Jackeline.
Um dos serviços de saúde mais procurados foi a vacinação. Até quem estava trabalhando deu um jeitinho de parar para se vacinar, como ocorreu com a assistente social, Simara Luma, de 40 anos, que tomou as doses da influenza e bivalente. “É sempre bom se prevenir da gripe e covid-19, as vacinas possibilitam isso”, declarou Simara.
Participaram da ação as secretarias de Estado da Habitação, Mobilização, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Saúde, Mulheres, Assistência Social, Comunicação, além do Super Fácil, Vigilância Sanitária, CEA Equatorial e a Associação de Moradores do Residencial Macapaba e Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
"Nossa missão é dar a oportunidade para a população, e hoje quem veio aqui prestigiar a ação pôde acessar serviços muitas vezes essenciais, mas que são inviabilizados no cotidiano por questão de tempo, locomoção e custos”, disse a secretária de Habitação, Mônica Dias.
A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, destacou a mobilização de médicos, odontólogos, psicólogos e outros profissionais para levar os atendimentos para mais perto das pessoas.
"Estamos com nossas equipes mobilizadas, levando diversos atendimentos de saúde, aproximando a comunidade dos nossos serviços e participando dessa grande festa", disse Silvana.
A celebração encerrou com o corte do bolo de 9 metros para os moradores e show musical do cantor Mauro Cotta.
Conjunto Macapaba
O Conjunto Macapaba foi construído através do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, e teve a primeira etapa inaugurada no dia 23 de junho de 2014. Inicialmente foram entregues 1,4 mil imóveis. Atualmente o habitacional conta com 4.366 apartamentos e casas, e uma população estimada de 35 mil habitantes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!