No Junho Verde, Governo do Amapá orienta estudantes do APA do Rio Curiaú sobre práticas sustentáveis
Também houve mutirão de limpeza com retirada de lixo das ruas e dos rios e blitz educativa, com distribuição de sacolas reutilizáveis e mudas de plantas.
Crianças foram orientadas a repassar o que aprenderam para amigos e familiares
O Governo do Amapá levou orientações sobre práticas sustentáveis para estudantes da Escola Estadual José Bonifácio, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, em Macapá. O objetivo é que as crianças e adolescentes compartilhem o que aprenderam com os outros moradores, contribuindo para a manutenção dos recursos naturais da área.
A comunidade é conhecida pelas belezas naturais, que atraem visitantes para momentos de lazer, sendo o turismo uma atividade importante para a economia da região. Contudo, o grande movimento muitas vezes acaba por gerar poluição do local, por isso, é necessário conscientizar os moradores sobre os cuidados ambientais.
A programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e também contou com mutirão de limpeza com retirada de lixo das ruas e dos rios e blitz educativa, com distribuição de sacolas reutilizáveis e mudas de plantas. Todas essas medidas fazem parte do Junho Verde, que, em 2023, traz o tema 'Meio Ambiente e Educação: Pilares para o Desenvolvimento’'.
Os alunos assistiram a palestra “APA Preservada, Vida Saudável”, que trouxe informações sobre o descarte correto do lixo e seus impactos para a sociedade. Eles confeccionaram cartazes sobre o que aprenderam e, por fim, realizaram uma caminhada pela comunidade expondo o que produziram aos moradores.
Para a estudante Kelly Miranda, a ação ajuda a manter o local limpo, ajudando a preservar os recursos naturais do lugar.
“Esse movimento contribui com os alunos e com todos que moram aqui porque, às vezes, as pessoas que visitam, sujam o balneário e deixam o local sem condições de uso”, disse a menina que está no 6º ano do ensino fundamental.
O professor Moisés Bezerra, que trabalha na Escola José Bonifácio, considerou a ação de extrema importância para o cuidado e a preservação do meio ambiente e para a compreensão de que todos fazem parte do processo que busca a sustentabilidade ambiental.
“Nós fazemos parte do meio ambiente, da natureza e de toda a biodiversidade e quando nós educamos para o cuidado com o meio ambiente, nós estamos educando para a vida", relatou Moisés.
A assessora técnica da Sema e professora Rosa Ramos, que é quilombola e moradora da comunidade, enfatizou que essa é uma ação regular do órgão.
“Nós continuamos pensando em ações contínuas para essa Unidade de Conservação tão importante”, concluiu Rosa.
Para o morador Marcelino Ramos, que vive na região há mais de 70 anos, a ação é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da área e para manter a limpeza do espaço.
“Sozinho, a gente não consegue manter esse lugar limpo e adequado para nós que somos daqui e para receber os visitantes”, disse Marcelino.
A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur), Instituto Nacional de Preservação Ambiental (Inpa), Associação de Guarda-Parques do Amapá, da Escola Estadual José Bonifácio e da Polícia Militar do Estado. Todo o lixo coletado será direcionado para o aterro controlado de Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!