Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá imuniza mais de 200 pessoas contra a gripe e Covid-19 no Bailique

Ação integrada aconteceu de sexta-feira, 23, a domingo, 25, no arquipélago.

Por Mônica Silva
25/06/2023 18h24

Moradores receberam imunização contra Covid-19 e gripe.

O professor Moisés Silva foi um dos 200 moradores do arquipélago do Bailique atendidos pela ação social do Governo do Amapá, que levou doses de vacina contra a gripe e a Covid-19 para a região. De sexta-feira, 23, a domingo, 25, a população também teve acesso a serviços como consultas médicas, assistência jurídica, entrega de cestas de alimentos e de caixas d' água, além de cadastros em programas sociais e emissão de documentos. 

A campanha de vacinação atendeu moradores nas comunidades de Buritizal, Igarapé do Meio, Freguesia e Franco. Moisés disse que alguns a população tem dificuldade de se deslocar até Macapá para se vacinar, devido ao acesso a capital, que é apenas fluvial, e também ao tempo necessário para o deslocamento. 

“O Bailique tem um suas especificidades, são muitas as dificuldades para se ter acesso aos serviços de saúde. Essa ação, chegou em boa hora, aproveitei para me vacinar, assim como outros moradores também aproveitaram”, falou o professor.

A campanha de vacinação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

Ação humanitária

A ação humanitária do Governo do Estado busca amenizar a situação de vulnerabilidade social enfrentada pela população do Bailique. O arquipélago sofre os fenômenos da erosão, conhecido como terras caídas, e com a salinização dos rios, tornando o recurso natural impróprio para o consumo humano.

Em outra frente, o governador, Clécio Luís, coordena uma força-tarefa para restabelecer a energia no arquipélago, que está há quase 30 dias sem eletricidade. A CEA Equatorial informou que está trabalhando numa extensão de 3 quilômetros na instalação de postes e cabeamento de energia para resolver de maneira emergencial o problema. O arquipélago tem mais de 13 mil pessoas, que vivem em 52 comunidades.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!