Governo do Estado e Justiça atuam na prevenção da reincidência de violência contra mulher
Ação tem como alvo homens com restrição por medida protetiva ou que tenham sido denunciados.
Atividades em grupo buscam prevenir agressões
Com o objetivo de diminuir a reincidência da violência contra a mulher, principalmente dentro de casa e no ambiente familiar, o Governo do Estado realiza o projeto “Conexões Reflexivas”. A iniciativa, que ocorre em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), tem como alvo homens com restrição por medida protetiva ou que tenham sido denunciados.
Para a secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, o enfrentamento à violência contra a população feminina passa, fundamentalmente, pelo combate ao machismo e à sensação de impunidade.
"Essas questões precisam ser trabalhadas junto aos homens para reforçar que eles serão, sim, punidos se descumprirem as leis de proteção às mulheres. Por isso, deve haver uma compreensão muito clara de onde terminam os seus direitos e começam os das outras pessoas, neste caso, especificamente, a mulher", enfatizou Adrianna.
O psicólogo Bruno Steffen é um um dos idealizadores do projeto. Ele conta que o grupo é uma importante oportunidade porque não se trata apenas da ressocialização, mas do autoconhecimento.
"O objetivo é promover um espaço de reflexão sobre as ações e, assim, entenderem sobre as responsabilidades e reais consequências dos seus atos", frisou Steffen.
Um dos atendidos pelo projeto é o mecânico Beto (nome fictício), de 50 anos, que possui restrição por medida protetiva. “Estou aprendendo muito com as conversas, porque o que é falado no grupo é o que precisamos ouvir para aprender a conviver com mais respeito", disse o mecânico.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!