Arraiá do Povo celebra a cultura junina do Amapá com apresentações dos grupos tradicionais
Festival Arraiá do Meio do Mundo continua nesta sexta-feira, 30, com performances estilizadas.
Grupos da capital e do interior se apresentam no festival
O brilho, a alegria e as cores das quadrilhas tradicionais tomaram conta da abertura do 14º Arraiá do Meio do Mundo, na quinta-feira, 29, com a apresentação de nove grupos em busca do título de melhor quadrilha da modalidade que remonta às tradições juninas. A competição acontece na área externa da Fortaleza de São José e é um dos festivais que compõem o Arraiá do Povo, evento do Governo do Amapá, com apoio das entidades juninas.
O público assistiu às performances dos grupos Gaviões do Norte, Considerados dos Matutos, Garota Safada, Fúria Junina, Explosão do Tempo, Piriguetes dos Matutos, Os Bagunçados dos Matutos, Piranhas dos Matutos e Rosa Dos Ventos. O festival é coordenado Instituto Sociocultural Arraiá no Meio do Mundo (ISCJAMM).
O quadrilheiro Raimundo Cardoso é marcador dos Considerados dos Matutos, um grupo do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá. Para o dançarino, o estilo tradicional ainda é o melhor.
“Trazemos uma indumentária e uma vestimenta diferente e, assim, mantemos as raízes. Colocamos o balão e a fogueira, nossas roupas são de chita com perfume patchouli. É simples, mas tem eficiência”, destacou.
Muitas famílias aproveitam as apresentações para um momento de lazer. A autônoma e quadrilheira, Ester Maciel, foi acompanhar a programação ao lado da filha, Vitória, e para ela esse é um momento único.
“Esperamos o ano todo e, agora, o podemos trazer a família, se fazer presente e curtir, pois, os nossos quadrilheiros merecem esse reconhecimento”, declarou.
O Arraiá no Meio do Mundo continua nesta sexta-feira, 30, com apresentações dos grupos estilizados de todo o estado.
“O que que se vê agora é o resultado de investimento, que, com toda a certeza, já incentiva a economia circular”, evidenciou a secretária de Cultura, Clicia Vieira Di Miceli.
Arraiá do Povo
O Governo do Amapá realiza o Arraiá do Povo, com investimentos de R$ 2 milhões. Os recursos foram articulados pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, com contrapartida do Estado. A programação é gratuita e encerra no próximo domingo, 2, com show do grupo da banda Falamansa.
Sexta-feira, 30 - Final Estadual - Segundo Grupo
- 19H35 - Evolução Junina
- 20h20 - Junina Lampião - Calçoene
- 21h05 - Tradição Junina – Santana
- 21h50 - Coração Caipira – Santana
- 22h35 - Explode Coração – Porto Grande
- 23h20 - Encanto Junino – Jari
- 0h05 - Explosão Junina
- 0h50 - Renovação Junina
- 1h35 - Simpatia Da Juventude
- 2h20 - Império Amapaense
Sábado, 1º- Final Estadual - Segundo Grupo
- 19h35 - Guerreiros de Fogo
- 20h20 - Sensação Amapaense
- 21h05 - Pequena Dama
- 21h50 - Xodó Junino
- 22h35 - Sorriso Cristalino
- 23h20 - Estrela Do Norte
- 0h05 - Explode Coração – Santana
- 0h50 - Revelação
- 1h35 - Constelação Junina
- 2h20 - Luar Do Sertão
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!