Governo do Amapá seleciona estudante para atuar como Jovem Senador em Brasília
Sarah Luiza, da Escola Estadual Azevedo Costa, foi a escolhida entre 40 alunos avaliados em concurso de redação sobre saúde mental nas escolas públicas.
Sarah Luiza foi selecionada para conhecer o funcionamento do Senado Federal em Brasília-DF
Nesta sexta-feira, 30, o Governo do Amapá anunciou o resultado do projeto Jovem Senador 2023. Dos 40 estudantes inscritos no concurso, a jovem Sarah Luiza, da Escola Estadual Azevedo Costa em Macapá, foi a escolhida para conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado Federal em Brasília-DF.
“Palavras nem conseguem expressar o tamanho da minha felicidade. Vencer esse concurso é o resultado da dedicação e trabalho de todos que me impulsionam até este momento. Cada pessoa que encontrei em meu caminho contribuiu para o meu crescimento, e por isso sou eternamente grata”, contou Sarah durante discurso.
Também foram premiados o segundo e terceiro lugar do concurso, para as estudantes Amanda Raquel, da Escola Maria Carmelita, e Mariana Luz, da Escola Alexandre Vaz Tavares. Além disso, todos os 40 inscritos e os orientadores receberam certificados.
“O prêmio Jovem Senador representa para nós um momento importante, pois o exercício da cidadania demarca a possibilidade de um país melhor. A nossa juventude precisa ser protagonista de sua história e é nosso dever estarmos juntos e apoiá-la. E para nós, do Governo do Estado, não há forma melhor de fazer isso do que através da escola”, afirmou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
Jovem Senador
O programa Jovem Senador acontece anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A classificação é feita através de um concurso de redação, que este ano teve como tema “Saúde mental nas escolas públicas”. O autor ou autora da melhor redação de cada estado é selecionado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da república.
O projeto é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), e já está em sua 15ª edição.
Na ocasião, o senador Randolfe Rodrigues anunciou que todas as 40 redações inscritas serão publicadas pela editora do Senado, em um livro que será lançado posteriormente. Em discurso, ele ressaltou a importância da democracia e da educação para o futuro político e social do Brasil.
"No Senado Federal, todos os estados do país estão em pé de igualdade, com o mesmo número de representantes, pois a ideia é que seja a casa da Federação. Portanto, os estudantes que vão representar nossa juventude no Senado devem ir com o compromisso com a democracia e com o nosso povo", ressaltou Rodrigues.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!