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Arraiá do povo: Governo do Amapá consolida programação marcada pelo fortalecimento do empreendedorismo

Mais de 60 comerciantes trabalharam durante a maior quadra junina do estado, que encerrou no domingo, 2.

Por Winicius Tavares
03/07/2023 10h00

Comidas típicas foram alguns dos produtos mais procurados

Variedades de comidas, bebidas e brincadeiras não faltaram para quem foi prestigiar o show da banda Falamansa e o encerramento do Arraiá do Povo no domingo, 2. Empreendedores ocuparam todo o espaço em torno do Anfiteatro da Fortaleza de São José para atender o grande público na última noite da maior quadra junina do estado.

Representando a rica culinária amapaense, os comerciantes levaram produtos que geralmente são vendidos no espaço temático que fica próximo à Casa do Artesão. O cardápio dispõe de comidas típicas como arroz tucuju e doces regionais à base de cupuaçu e castanha-do-pará.

Segundo a presidente da Associação dos Microempreendedores do Espaço Sabores do Amapá (Amesap), Johanna Queiroz, o evento é uma ótima oportunidade para aumentar a visibilidade dos trabalhadores e aquecer a economia amapaense. 

“É uma honra participar de um evento como esse. Um evento que fomenta a economia. Que divulga o nosso trabalho e a nossa praça de alimentação. Estamos muito contentes de estar aqui”, ressalta Johanna.

E momentos inesquecíveis tiveram bons registros. O empreendedor Osiel Ribeiro instalou uma Plataforma 360º que grava vídeos em torno das pessoas, em um giro completo e personalizado com a moldura do Arraiá.

“Não tem idade para aproveitar, é criança, adulto e idoso! O Governo está de parabéns pela iniciativa. Antes não havia incentivos para nós, empreendedores da noite, mas agora tá dando tudo certo. É uma renda boa”, conta o empreendedor. 

Para Larissa Brito, que trabalha com o brinquedo pula-pula, o Arraiá do Povo movimenta a renda, fazendo com que ela não fique tão parada como antes. “O pula-pula está sendo bem procurado durante todo o Arraiá. Eventos como esse, movimentam a renda para todo mundo”, diz Larissa. 

Há 9 anos, Michel Souza vende produtos voltados ao público infantojuvenil, como balões, algodão doce e bonecos infláveis, e durante o Arraiá, ele conta que o produto mais procurado e vendido é a bola colorida. “Dá pra ganhar uma boa renda extra, bem mais do que o esperado”, conclui Souza.

Arraiá do Povo

O clima de São João que preencheu o anfiteatro da Fortaleza de São José, na orla de Macapá, com estrutura para as disputas das quadrilhas juninas e praça de alimentação, foi promovido pelo Governo do Amapá e reuniu os três maiores festivais do estado: 4º Festival Junino Sandro Rogério; 5º Forrozão do Primo Sebastian; e o 14º Arraiá no Meio do Mundo.

O Arraiá do Povo garantiu investimentos para quadrilhas de 14 dos 16 municípios, e as disputas definiram os representantes do Amapá para festivais juninos nacionais.

Foram 53 grupos juninos que participaram da festa, e para valorizar a cultura quadrilheira e aquecer a economia com a geração de renda e empregos diretos e indiretos, o Governo destinou R$ 2 milhões, resultado de emendas dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

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