Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Operação Dr. Teles já ajudou mais de 110 pacientes com tratamento em casa em cinco meses de atuação

Iniciativa começou em fevereiro de 2023, para dar mais dignidade aos pacientes do Hospital de Emergências.

Por Paolla Gualberto
05/07/2023 16h00

O projeto conta ainda com uma equipe multiprofissional

Desde o dia 2 de janeiro, a saúde é a prioridade da nova gestão. Depois de instalar o próprio gabinete no Hospital de Emergências e de iniciar a revitalização do prédio, o governador Clécio Luís lançou outras ações para melhorar e desafogar os atendimentos. Entre elas, está a “Operação Dr. Teles”, que leva tratamento em casa para os pacientes recebidos na unidade.

A iniciativa garante uma estrutura com profissionais de saúde para atender pacientes de baixa complexidade em domicílio, até que eles terminem seu tratamento. Já foram 115 pacientes atendidos; 86 deles já receberam alta definitiva.

O programa, que funciona desde fevereiro, seleciona pessoas que deram entrada no HE com baixa complexidade e com mais probabilidade de alta hospitalar. A partir da triagem feita pela equipe médica, o paciente recebe um plano terapêutico, que será executado até a sua alta.

“Ainda não é o ideal, queremos fazer muito mais pela Saúde. Mas precisamos celebrar as pequenas vitórias e a Operação Dr. Teles é uma delas. Com a atenção domiciliar, o programa leva aos nossos pacientes, um cuidado e acompanhamento contínuo e mais próximo da família. Sabemos o quanto o aconchego do lar ajuda na recuperação”, ressalta o governador Clécio Luís.

Para que a “Operação Dr. Teles” atue de maneira funcional e efetiva e os pacientes sejam devidamente atendidos, o Governo do Estado disponibiliza toda a medicação e insumos para os procedimentos de curativo a domicílio. A assistência é diária, com prontuários atualizados pela unidade de saúde.

“Além de tratar a pessoa no conforto do seu lar, também desafogamos os corredores do hospital e liberamos leitos para situações mais graves, que necessitam de assistência permanente do HE”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

O projeto conta ainda com uma equipe multiprofissional formada por médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos que organizam e executam o tratamento adequado.

Entre os serviços ofertados pela operação, estão a administração de medicamentos injetáveis; oferta de medicamentos de via oral e orientação quanto ao horário; realização de exames laboratoriais; aferição de sinais vitais; curativos; orientações sobre hidratação oral e dieta e oferta de suporte nutricional quando necessário.

O cozinheiro Marcos Batista é uma das pessoas atendidas pela Operação Dr. Teles. Ele considera que voltar para casa e ainda receber todos os cuidados necessários por uma equipe especializada foi de extrema importância para a sua recuperação.

"Eu achei maravilhoso! É mais confortável estar em casa. No hospital, ficava sem a família por perto e sem nada pra fazer. Aqui fico mais à vontade e até mais feliz, mesmo doente", completou Batista.

Dr. Teles
O nome do programa homenageia Antônio Pinheiro Teles, médico que fundou o Serviço de Nefrologia e a Residência Médica no Amapá. O médico era conhecido pela proximidade com os pacientes e dedicou boa parte de sua vida a cuidar da saúde da população amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!