Governos do Amapá e da Guiana Francesa alinham atuação conjunta das forças de segurança na fronteira
Definição aconteceu durante a 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, nesta terça-feira, 4.
Reunião entre os representantes das forças de segurança do Amapá e da França
Para garantir o reforço da segurança na fronteira, o Governo do Amapá e da Guiana Francesa debateram na terça-feira, 4, o alinhamento das atuações das forças policiais na região entre o município de Oiapoque e Caiena.
O encontro, que fez parte de um dos eixos da 12ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França, e aconteceu desde segunda-feira, 3, reuniu representantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros do Amapá, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além da Política de Fronteira e Gendarmerie da França.
Dentro das tratativas, que foram garantidas pelo governador Clécio Luís, está a inclusão de membros da segurança pública amapaense no Centro de Cooperação Policial (CCP), que reúne na fronteira policiais do Brasil e da França, para atuarem em operações de prevenção e combate ao crime, além de ações integradas de inteligência. Outro ponto em debate foi a liberação do uso da arma pelos policiais nos dois lados dos territórios.
“A partir de agora vamos finalizar as tratativas para que um policial militar, um policial civil e um bombeiro, passem a integrar o Centro de Cooperação Policial de proteção da fronteira. Atuando junto com os policiais franceses de forma efetiva, principalmente no setor de inteligência. Tratamos também da possibilidade dos policiais brasileiros e franceses, que atuam na fronteira, possam ter o direito de portar armas”, destacou o secretário da Sejusp, José Lima Neto, sobre os assuntos discutidos no encontro.
O delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cézar Vieira, também destacou a importância da cooperação. "A segurança pública na fronteira é uma pauta fundamental. Parabenizo todos os servidores que nunca mediram esforços no combate à criminalidade transfronteiriça. A partir de agora, formalmente, a Polícia Civil do Estado do Amapá passa a integrar o Centro de Cooperação Policial e poderá cooperar, de maneira efetiva, na solução dos crimes", disse Vieira.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Adilton Corrêa, enfatizou que a cooperação entre as polícias na fronteira agora sai da informalidade. "Já atuavamos em parceria, mas de forma informal, atuando em ocorrências na fronteiro e no combate ao crime. Agora foi ratificado o trabalho em conjunto e de coorperação", garantiu.
A possibilidade de troca de experiências e de novas técnicas entre as corporações de salvamente do Amapá e Guiana Francesa, foi ressaltada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alexandre Veríssimo. "Além de agora estarmos com um acento na CCP, é importante destacar nossa atuação em conjunto que já fazemos em salvamentos na fronteira. Com a maior proximidade das corporações vamos poder trocar ainda mais experiências e ensinar novas técnicas umn ao outro", disse Veríssimo.
Comissão Transfronteiriça
Depois de 4 anos, a Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França teve as atividades presenciais retomadas, sob coordenação do Governo do Amapá, pela articulação da Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior em parceria com o Itamaraty.
O Brasil se faz presente, na 12 com o governador, Clécio Luís; o chefe do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Flavio Goldman; e as comitivas do Estado do Amapá e do Governo Federal.
No encontro estão sendo tratadas demandas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, relações comerciais e diplomáticas, a rodovia BR-156, entre outros assuntos que impactam a vida de quem mora dos dois lados de fronteira.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!