Desde janeiro, Governo do Amapá já investiu mais de R$ 70 milhões na revitalização de cinco hospitais
Uma das principais intervenções foi a instalação de 298 novos leitos, que foram essenciais durante o surto de síndromes respiratórias. As obras continuam.
Obras ocorrem respeitando o fluxo de pacientes
Implantar ações para melhorar os serviços de saúde no Amapá é a prioridade da nova gestão, o que passa por investimentos na infraestrutura. Desde 2 janeiro, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 70 milhões na revitalização de cinco hospitais, um trabalho que requer cuidados, uma vez que os atendimentos à população continuam normalmente.
Uma das principais intervenções foi a instalação de 298 novos leitos, que foram essenciais durante o surto de síndromes respiratórias. Em seis meses, ainda não é suficiente para atender todas as necessidades, mas os pacientes, acompanhantes e funcionários já podem sentir as mudanças.
As obras continuam e devem se intensificar no segundo semestre, durante o verão amazônico. Ainda na terça-feira, 4, o Governo do Estado autorizou a licitação para obras do Novo Hospital de Emergências de Macapá.
Desde janeiro, passam por revitalizações o Hospital de Emergências de Macapá (HE), o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), o Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e o Hospital Estadual de Santana (HES).“Estamos com muitas frentes de trabalho, fruto de um comprometimento da gestão com a saúde da nossa população. Nossa prioridade é fornecer espaços mais humanizados, equipados e melhores, que consigam atender a demanda do estado”, enfatiza a Secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Todas as obras são realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) e incluem troca de iluminação, instalação de forro, revestimento e troca de louças do banheiro, serviços elétricos e hidrossanitários, instalação de esquadrias de alumínio além de pintura.
Hospital de EmergênciasNo HE, 77 espaços já foram reformados e ampliados, respeitando o fluxo de pacientes e também as prioridades de melhorias.
Entre os espaços revitalizados, estão cerca de 17 enfermarias (dos ambulatórios clínicos e do Centro Cirúrgico); a Clínica Cardiológica, o Centro de Tratamento de Queimados; a Sala de Medicação; a Sala de Curativos; a Recepção; a Sala de Coleta Laboratório; a Administração do Laboratório; a Sala de Análises do Laboratório; o Arquivo e o Posto de Enfermagem.
Também houve serviços na Sala Vermelha; em sete repousos das equipes médicas e de enfermagem; na Sala de Triagem; na Recepção Central; no Consultório Pediátrico; no Consultório de Trauma; na Unidade de Terapia Intensiva; um posto da Polícia Civil e um da Polícia Militar.Hospital da Criança e do Adolescente
Dos 298 leitos já entregues nesta gestão, 94 foram instalados no HCA. Um aumento essencial para atender a alta na demanda devido ao surto de síndromes respiratórias que atinge o Amapá desde maio, acometendo, sobretudo, as crianças menores de seis anos.
Agora, acontece revitalização no estacionamento do prédio e no bloco A do hospital, que terá uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), laboratório, centro cirúrgico, consultórios e salas administrativas.
Após o término desta fase, será a vez dos térreos dos blocos B e C receberem todo o serviço de revitalização dos espaços, finalizando as obras na unidade de saúde.
Hospital de Santana
O Governo já alcançou 85% dos serviços realizados no HES. Após a conclusão das obras, o complexo de saúde contará com Centro Obstétrico e Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além da Enfermaria, Sala Vermelha, Farmácia e Centro Cirúrgico. Também haverá maternidade com capacidade para 20 leitos.
Dentro do espaço, também haverá o Hospital de Emergência adulto e infantil, com 77 leitos clínicos.
Hospital de Clínicas
No Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima, já foram entregues 32 novos leitos clínicos nestes primeiros seis meses de gestão. Eles são divididos em seis enfermarias, sendo 16 deles para uso exclusivo de pacientes oncológicos.
O espaço conta com Sala de Expurgo, Posto de Enfermagem e Repouso Multiprofissional. O Governo do Amapá também está executando serviços para ampliar de duas para quatro o número de salas do Centro Cirúrgico.
Mãe Luzia
O Hospital da Mulher Mãe Luzia também recebeu intervenções para melhorar sua estrutura.Uma Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) foi revitalizada, equipada e entregue, ampliando a capacidade de atendimentos no hospital e fornecendo aos recém-nascidos, um tratamento adequado.
Ainda em execução, as obras na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) seguem em ritmo acelerado. Além disso, o telhado do hospital está sendo inteiramente revitalizado, com 65% das obras concluídas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!