Governo do Amapá ouve moradores dos distritos de Lourenço, Cunani e Vila do Carnot sobre sistemas de distribuição de água
Ampliações e reformas das estruturas serão elaboradas pela Caesa a partir do trabalho conjunto entre servidores, moradores, vereadores e Prefeitura de Calçoene.
Vila do Carnot foi um dos locais visitados
O Governo do Amapá ouviu as comunidades dos distritos de Lourenço, Vila do Carnot e Quilombo do Cunani, no município de Calçoene, nos dias 4 e 5 de julho, durante visitas da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) à região para avaliar a estrutura atual dos sistemas de distribuição de água. Na oportunidade, a equipe de gestores e técnicos consultou moradores, vereadores e prefeito sobre a necessidade de ampliação das redes, o que contribuirá para o início dos projetos e soluções desenvolvidos para as localidades.
A vila do Carnot está a aproximadamente 80 km da sede urbana de Calçoene, e possui 409 residências. Contudo, estima-se que apenas 30% das casas sejam atendidas com água encanada. Já o Distrito de Lourenço, localizado a 100 km da sede municipal, possui 347 ligações de água registradas, porém um novo cadastramento será iniciado para estimar a demanda atual do serviço.
“Este sistema de água é muito antigo, não acompanhou a evolução do Distrito do Lourenço, mas acredito que a visita da Caesa é um sinal de que coisas novas e melhores virão”, afirmou o vereador Wesley Silva, presidente da Câmara Municipal de Calçoene, que acompanhou a visita.
No Quilombo do Cunani, distante 50 km da sede de Calçoene, a Companhia estuda a instalação de um sistema de água padronizado para atender a demanda da comunidade.De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Jorge Amanajás, é um compromisso da nova gestão que todas as comunidades sejam contempladas com saneamento de qualidade.
“A nossa missão é atuar nas regiões do interior que mais precisam de melhorias, projetando, executando e entregando soluções em saneamento de qualidade”, afirmou Amanajás.
Ainda segundo o gestor, a parceria com vereadores e prefeitos é essencial para que as demandas cheguem até o conhecimento da instituição, e que os projetos sejam executados. O prefeito de Calçoene, Reinaldo Barros, participou da comitiva da Companhia, e contribuiu com as impressões colhidas pela equipe.
“Estamos contentes com proatividade da Caesa em vir até as comunidades e verificar todas as pendências na distribuição de água. Tenho certeza que essas melhorias vão facilitar a vida desses moradores. Agradeço ao Governo do Amapá por essa parceria forte, que tem dado certo”, pontuou o chefe do Executivo municipal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!