Amapá e Guiana Francesa abordam meio ambiente na Comissão Mista Transfronteiriça Brasil/França
Entre os assuntos destacados, está o monitoramento dos rios, fiscalização e o combate aos crimes ambientais.
Comunidades de ambos os lados da fronteira foram ouvidas
O meio ambiente foi um dos temas destacados pelos representantes do Amapá e da Guiana Francesa durante a 12ª reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França (CMT), que aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, em Caiena. Entre os assuntos destacados, está o monitoramento dos rios, fiscalização e o combate aos crimes ambientais.
O tema foi reforçado pelos membros do Conselho do Rio Oiapoque, que reúne representantes das comunidades francesa e brasileira. A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taisa Mendonça, destacou a importância da gestão dos recursos hídricos, já que o Amapá possui 38 bacias hidrográficas, e o monitoramento da quantidade de mercúrios nessas águas.
Entre as temáticas ambientais, foram apresentadas questões sobre o comércio de mercúrio, seus componentes no rio Oiapoque e seus afluentes, assim como o tratamento e reciclagem dos resíduos sólidos, com destaque para o fato de o Amapá ser o estado mais preservado do país com 73,59% do território protegido com Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas.
“Nós discutimos não só a questão da fronteira, mas também assuntos ambientais importantes, como o controle do mercúrio, monitoramento das águas e de resíduos sólidos e a gente leva daqui informações valiosas que foram compartilhadas e muito aprendizado, para que possamos promover desenvolvimento econômico e sustentável”, destacou a secretária.Para a pasta ambiental, a participação no evento significa um importante passo para a construção de políticas efetivas de valorização e respeito ao meio ambiente, de acordo com a cooperação entre Brasil e França. O momento de debate, reforça a necessidade da compreensão de todos, dos desafios enfrentados na região e possibilita a criação de uma base sólida para fortalecer e estreitar os laços de cooperação.
Comissão Transfronteiriça
A Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça Brasil/França debate demandas em diversos eixos, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, relações comerciais e diplomáticas. O encontro marcou a reaproximação entre os dois lados, tendo como um dos principais temas as propostas de mudanças nas regras de visto para brasileiros, especialmente amapaenses, circularem no território francês.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!