Cidadania: Governo do Amapá garante emissão de mais de 200 documentos para indígenas de Oiapoque
Super Fácil integrou a ação coordenada pelo Tribunal Regional do Trabalho nas aldeias Kuahí e Kumarumã.
A Jornada Cidadã é uma iniciativa do TRT, que contou com órgãos parceiros do Governo do Amapá
O Governo do Amapá levou mais de 200 atendimentos de cidadania para as aldeia Kuahí e Kumarumã, no município de Oiapoque, como parte da ação Jornada Cidadã, coordenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No local, vivem povos das etnias Karipuna, Palikur, Galibi Marworno e Galibi Kalinã. Ao longo de seis dias, o Super Fácil emitiu para os moradores documentos como RG, CPF e cartão do SUS. Os atendimentos encerraram na sexta-feira, 7.
Os povos atendidos são originários de três Terras Indígenas: Uaçá, Galibi e Juminã. A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostólo Santana, enfatizou a importância de levar estes serviços ao extremo norte do Amapá e destacou que, no próximo semestre, o objetivo é estender o trabalho a outras aldeias da região.
“Direito aos documentos é garantia de respeito e cidadania”, pontuou Renata.
Presente na ação, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lélio Bentes Correa, falou sobre a união de esforços voltados para os povos indígenas.
“Esse povo clama por direitos, direitos de existir, de serem respeitados. Eles são exemplo de tenacidade e de perseverança”, falou o ministro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!