Governo do Amapá promove mais de 150 bombeiros militares em cargos de praças e oficiais
Durante a cerimônia, o governador, Clécio Luís, entregou uma nova viatura fluvial para a corporação.
Tropas desfilaram emocionadas e orgulhosas, na presença de familiares, no Sambódromo
O Governo do Amapá celebrou na segunda-feira, 10, as novas etapas das carreiras de 157 bombeiros militares do estado. Entre eles estavam formandos dos cursos especiais de Formação de Sargentos e Cabos, e Oficiais promovidos por tempo de serviço.
Além disso, foi entregue uma lancha que passa a atuar como viatura fluvial de resgate expresso para auxiliar os serviços do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP). As tropas desfilaram emocionadas e orgulhosas, na presença de familiares, na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo, em Macapá.
Greyce Pantoja, de 38 anos, passou de capitã à patente de major, pelo tempo de serviço. É o ingresso dela no posto de oficial superior, o que representa a realização de um sonho profissional, assim como uma satisfação pessoal.
“Eu entrei no Corpo de Bombeiros aos 19 anos, e agora, depois de 19 anos de serviço, ser promovida e ingressar no oficialato superior é uma grande honra. Essa é uma realização pessoal conquistar cada posto dentro do serviço, se dedicando à instituição. Essa promoção vai trazer mais conforto para a minha família, e significa que já é o início do final da minha carreira. Sou muito realizada nesta profissão”, descreveu a militar promovida.
Investimentos
Na cerimônia, o governador Clécio Luís ressaltou que tem como missão manter o nível de investimentos feitos na segurança pública. O gestor citou a aquisição de equipamentos de mergulho com recursos do senador Randolfe Rodrigues, do caminhão com escada mecânica giratória com emendas do senador Davi Alcolumbre e ainda a criação, no mês de junho, da Comissão Especial de Valorização Permanente dos servidores militares do Amapá.
"Estamos aqui demonstrando que há uma série de investimentos para que o Corpo de Bombeiros esteja bem instrumentalizado para realizar sua missão de prevenção e salvamento. Reforço aqui: vou trabalhar duro para a valorização dos militares. Temos compromissos a serem cumpridos e que vão incidir diretamente, de forma positiva, na carreira deles”, afirmou Clécio.
A embarcação entregue nesta segunda-feira é fruto do Fundo Estadual de Segurança Pública, no valor de R$ 450,8 mil, com execução realizada pelo CBM/AP e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Com capacidade para transportar equipamentos e equipe especializada, a viatura fluvial permite o deslocamento rápido e seguro para áreas de difícil acesso terrestre, atuando com eficiência em casos de emergência.
Comandante do CBM/AP, o coronel Alexandre Veríssimo elencou as melhorias já realizadas na instituição no primeiro semestre deste ano, como o retorno de projetos sociais; a sistematização on-line de serviços do órgão; a reestruturação do serviço operacional; e a operação para entregar alvarás de prevenção contra incêndio a empreendimentos, para atender uma demanda reprimida.
"As promoções representam a valorização dos nossos militares. A lancha de resgate vai agregar na estrutura do Estado, proporcionando que o salvamento aquático chegue de maneira mais rápida e segura às regiões ribeirinhas onde nossas equipes forem acionadas”, declarou o coronel Veríssimo.
O evento encerrou a programação da Semana do Bombeiro 2023, que iniciou em 2 de julho - Dia Nacional do Bombeiro ou Dia do Bombeiro Brasileiro. No domingo, 9, foi o Dia Estadual do Bombeiro Militar no Amapá. As atividades celebrativas incluíram workshop sobre novas normas para o serviço operacional, inclusive voltado para o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista.
Para ficar na memória
Entre os formandos dos cursos especiais, estava a cabo Vanessa Deniur, de 40 anos. Ela concluiu a etapa com a maior pontuação da turma, se tornando a "01" do curso, sendo habilitada para receber a patente de sargento.
"É um avanço grande para a carreira e não tem como não ficar feliz nesse dia de comemoração. Aproveitei o máximo que pude. Foi um curso para buscar conhecimento e atualizar aquilo que a gente já aprendeu, para salvar vidas, dar o nosso melhor para a sociedade amapaense”, ressaltou a militar.
No evento houve ainda a despedida da corporação do coronel André Luis Barbosa Costa, de 50 anos, que exerceu pela última vez na carreira a função de comandante das tropas apresentadas ao governador. Emocionado, ele segue para a reserva do CBM.
"É uma emoção sem explicação. Foram 29 anos e 5 meses como militar do Amapá, e depois desta formatura entro para o quadro da reserva da instituição. O que sempre me motivou na carreira foi prevenir que as coisas ruins aconteçam, como as pessoas perderem seu patrimônio, a vida num incêndio, ou num afogamento. Isso me faz sair da corporação com dever cumprido", declarou o coronel.
Confira como foi a formatura dos novos praça e oficiais dos Bombeiros:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!