Governo do Amapá conhece experiências educacionais da França
Objetivo é trazer contribuições para aprimorar avaliações de fluência em leitura, além de formar parcerias para a formação de professores e intercâmbio de estudantes.
Encontro reuniu os secretários de educação dos 26 estados da República Federativa do Brasil.
O Governo do Amapá busca, cada vez mais, estreitar os laços com a França para aperfeiçoar as políticas públicas de ensino. Uma equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seed) está em Paris, em um encontro com representantes do Ministério da Educação do país europeu para conhecer o sistema de avaliação francês e trocar experiências que possam contribuir para o aprimoramento das avaliações de fluência em leitura no Amapá.
Também é uma oportunidade para avaliar parcerias com instituições francesas para, por exemplo, a formação de professores e intercâmbio de estudantes. O encontro faz parte da ação “Juntos pelo Direito de Aprender”e segue até sexta-feira, 14.
A gestora da Seed, Sandra Casimiro, acredita que a ação gera um leque de opções nas estratégias que estão sendo montadas no Amapá para avaliar a aprendizagem dos alunos dos ensinos fundamental e médio.
“Conhecer as experiências da França e o método que eles utilizam de avaliação causa uma reflexão do que a gente conseguiria viabilizar e melhorar dentro do nosso estado, tendo como referência as práticas internacionais”, apontou Sandra.
O encontro também conta com a presença de outros 25 secretários de Educação de estados brasileiros. Trata-se de uma parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e Fundação Cesgranrio, e faz parte do plano de trabalho do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Sobre o Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação é uma associação que reúne as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Entre suas finalidades, está a integração das redes estaduais de educação e a participação dos estados na construção das políticas nacionais de educação pública, além da colaboração entre as unidades federativas.
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