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Ciodes registra mais de 32 mil chamadas de urgência e emergência em 2023

Governo do Amapá investiu em capacitação e tecnologia no Centro de Defesa Social que completa 17 anos, nesta quinta-feira.

Por Marcelle Corrêa
13/07/2023 09h00

Chamadas telefônicas para os números 190 e 193 são gerenciadas desde 2006 pelo Ciodes no Amapá

Instrumento estratégico do Governo do Amapá na assistência e defesa do cidadão, o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), completa nesta quinta-feira, 13, 17 anos de atuação no gerenciamento das chamadas de urgência e emergência feitas nos números 190 e 193, no estado.

O Ciodes, coordenado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reúne uma equipe multidisciplinar formada por servidores da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil (PC). Desde 2006 atende todos os 16 municípios, 24 horas por dia, ininterruptamente.

Somente nos primeiros seis meses de 2023, com investimentos da gestão em tecnologia e capacitação, mais de 32 mil chamadas foram registradas pelo centro. Entre as ocorrências mais atendidas estão: violência doméstica, crimes contra a pessoa e o patrimônio, acidente de trânsito, incêndio e salvamento diversos.

“Entendemos que o Ciodes tem uma relevância muito grande em nosso estado, pois com o centro integrado com todas as instituições de segurança pública o atendimento ficou melhor para a população. É através do Ciodes que as ocorrências chegam, são atendidas, distribuídas e resolvidas com o apoio de todos, que estão no centro e nas ruas”, destaca o coronel Manoel Dias, coordenador do Ciodes. 

Profissionalismo e solidariedade
Para quem atua diariamente com o atendimento da sociedade, repassando informações rápidas e precisas, de acordo com cada demanda para as equipes que estão nas ruas e, ao mesmo tempo tendo que acalmar as pessoas em diversas situações críticas, o serviço é definido como uma ferramenta que ajuda, muitas vezes, a salvar vidas.

“Nesse atendimento desenvolvemos muitas habilidades que não temos atuando na rua, por exemplo, gerenciar as ocorrências, de saber qual viatura será deslocada. Tem que ser um trabalho rápido para ajudar quem está do outro lado da linha. Mesmo daqui do Ciodes, também conseguimos salvar vidas”, enfatizou o tenente Ilmo Pereira Júnior, coordenador de operações do Corpo de Bombeiros no Ciodes.

O policial militar, tenente Jeyson Cortes, atua como despachante no Ciodes, ele é um dos profissionais que filtra as informações e solicita o atendimento. Para ele, o serviço gera um sentimento de empatia com o desejo de dar celeridade para que a resolução seja satisfatória para quem pede ajuda e para quem presta o socorro.

“Sentimos o que a pessoa [solicitante] está sentindo naquele momento de pedido de ajuda, de denúncia. Temos uma sensibilidade instantânea com as pessoas na maioria das ocorrências, então é uma adrenalina diferenciada”, explicou o militar.

A 2º tenente da PM, Patrícia Brito está no centro desde a criação e são muitas histórias para contar. Ela relembra que atuou na segunda equipe de plantão do dia quando o Ciodes entrou em operação. Dentre os muitos atendimentos, nesses anos, uma situação de violência doméstica foi marcante. 

“Eu sempre lembro da ocorrência onde uma senhora estava sendo agredida e o agressor estava perto dela. Entramos em uma espécie de conversa por código. Eu perguntava, ele está do teu lado e ela respondia, ‘sim, mãe’. Ela simulava as respostas e eu entendia. O socorro foi dado e aquela mulher foi salva”, recordou Patrícia.

Projeto Alôzinho
O Projeto Alôzinho é uma ferramenta social que combate uma prática, que ainda ocorre e prejudica o atendimento à população, o trote telefônico. Uma ação irresponsável que causou a morte da bombeiro militar, soldado Patrícia Gonçalves Façanha, durante o atendimento a um falso chamado de incêndio, em janeiro de 2007.

Por causa da tragédia que sensibilizou todo o Amapá, foi criada a lei nº 1.551, de 6 de julho de 2011, para trabalhar a conscientização e a sensibilização de crianças, jovens e adultos, sobre as causas dos trotes.

As ações do programa ocorrem através da realização de campanhas educativas, palestras, seminários e outras ferramentas educativas para a conscientização dos estudantes quanto à importância dos serviços prestados pelo Ciodes, e dos prejuízos ocasionados pelo acionamento indevido do serviço de urgência e emergência.

Valorização
Pensando na qualidade de vida e na saúde dos servidores, o Ciodes tem o Projeto Vida e Bem Estar no Trabalho que oferece reabilitação fisioterápica de servidores e seus familiares.

Na área do aperfeiçoamento profissional, o órgão sempre busca parcerias para oferecer cursos nas áreas de informática, mídias aplicadas à Segurança Pública e criação, dentre outras qualificações, além de treinamento constante e periódicos sobre os sistemas operacionais do Ciodes.

Comemoração
Um culto ecumênico, nesta quarta-feira, 12, marcou o início da programação dos 17 anos do Ciodes. Hoje, a celebração continua com cerimônia de homenagens a parceiros e servidores no auditório da instituição.

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