Governo do Amapá avalia alternativas para combater doenças que atingem plantação de mandioca em Oiapoque
Estado reúne com órgãos federais para definir ações de curto, médio e longo prazo.
Governador ressalta a necessidade de ações a curto, médio e longo prazo
Em Brasília, o governador do Amapá Clécio Luís reuniu com as coordenações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em busca de apoio para o combate às pragas e doenças que atingem o plantio de mandioca em áreas indígenas do município de Oiapoque.
Durante o encontro, na quarta-feira, 12, que contou com a presença do senador Randolfe Rodrigues e de secretários de estado, o governador reforçou que a situação causa impactos para a população indígena porque a mandioca é a base da alimentação desse povo.
“Isso está causando insegurança alimentar e problemas econômicos, pois, a partir da mandioca, eles fazem farinha e outros subprodutos para consumo próprio e também vendem em Oiapoque”, destacou Clécio Luís.
A região de Oiapoque abriga 66 aldeias e uma população estimada em mais de 10 mil indígenas. Com equipes em campo nas regiões indígenas, a Embrapa e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) detectaram nas plantações os fungos dos gêneros fusarium e colletotrichum e abactéria fitoplasma, que causam nas plantações uma série de problemas e impedem a produção de raízes com eficácia.Em busca de alternativas, a gestão estadual avaliou o assunto com as entidades do Governo Federal para, em conjunto, definirem ações emergenciais a curto, médio e longo prazo.
“A Embrapa é fundamental para identificar as causas das doenças no plantio. Estamos dialogando para, inicialmente, fazer um socorro emergencial alimentar”, completou o governador.
Enfrentamento
Diante da situação, o Governo do Amapá está mobilizando as entidades para montar um Grupo de Trabalho e coordenar as atividades emergenciais. A Prefeitura de Oiapoque também irá compor o grupo. Uma das dinâmicas que será colocada em prática é a introdução de sementes de mandioca mais resistentes às pragas e doenças em novas áreas, que serão definidas por líderes indígenas, técnicos e engenheiros agrônomos.
Outra ação realizada de forma imediata pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) é a formalização junto à Conab para aquisição de raízes. Elas serão destinadas à produção de farinha e a Embrapa será acionada para garantir sementes de mandioca para a região, além das que o estado já possui.
Nos próximos dias, o Governo do Amapá divulgará outras providências a serem tomadas para enfrentar o problema no município de Oiapoque.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!