Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'A devoção faz parte da nossa vida', diz morador de Mazagão Velho nos festejos de Nossa Senhora da Piedade

José Hozana participa das homenagens à santa. Celebração faz parte da tradicional Festa de São Tiago, que conta com apoio do Governo do Amapá.

Por Rafaela Bittencourt
13/07/2023 17h00

E assim é o mês de julho em Mazagão: repleto de visitantes, homenagens, devoção, alegria e, principalmente, de fé

É no mês de julho que as homenagens dos devotos à Nossa Senhora da Piedade tomam conta das ruas da vila histórica de Mazagão Velho, a cerca de 60 quilômetros da capital. Como manda a tradição, os nove dias de festejos para a santa encerraram na quarta-feira, 12, com a queda do mastro em uma celebração religiosa que faz parte do calendário festivo da Festa de São Tiago. Em 2023, o Governo do Amapá destina R$ 1,2 milhão para apoiar o evento. 

A história da vila começa com a transferência de uma possessão portuguesa, também chamada Mazagão, no Marrocos, para a atual Mazagão, no norte do Brasil, ainda no século 18. De geração em geração, os moradores contam as histórias das famílias negras que cruzaram o oceano e se fixaram à beira do rio Vila Nova, onde não podiam banhar as crianças, devido à profundidade das águas. 

Um dia, um dos pequenos entrou nas águas e sumiu. A família, desesperada, pediu à Piedade para trazer a criança de volta e a santa atendeu, permitindo um último encontro entre a criança e seus pais para se despedir. É o que conta o folião e mestre-sala de Nossa Senhora da Piedade, José Hozana, devoto e também vice-prefeito do município.

"É o que as pessoas contam, as tradições são perpetuadas assim, tanto para Nossa Senhora quanto para São Tiago; eu nasci em julho e no outro dia a Santa chegou aqui e minha mãe disse 'olhe Nossa Senhora, nasceu mais um folião teu' e é assim para todos, a nossa devoção faz parte de uma vida", conta Hozana. 

E assim é o mês de julho em Mazagão Velho: repleto de visitantes, homenagens, alegria e, principalmente, de fé. Com o encerramento da celebração de Nossa Senhora da Piedade, os fiéis mazaganenses seguem com os preparativos para São Tiago, que começa neste domingo, 16, e contará com 13 dias ininterruptos de programação que integra a comunidade, cultura e história de um povo.

"A gente sempre diz que o mês de julho é como se fosse o natal para os mazaganenses, porque é uma época em que a gente consegue encontrar vários amigos, parentes, pessoas que estão morando em outros municípios e estados, até as casas das famílias tradicionais que ficam fechadas, se abrem em julho para as festividades", reforça o morador.

Festa de São Tiago

Tradição vinda da África ainda no século 18, a Festa de São Tiago retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. A festividade mistura as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios residentes da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de programação.

Este ano, por meio de articulação do Governo do Estado, o tradicional festejo foi incluído no Calendário Nacional de Ministério do Turismo,  uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos de todo o país.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!