'Para nós renasce a esperança de poder contribuir com o desenvolvimento do Amapá', diz produtor de grãos durante festa da colheita
Eleandro Lemos ressaltou o apoio do Governo do Estado com a regularização de terras e licenças ambientais.
Produtor Eleandro Lemos conta que o apoio do Governo do Amapá na plantação de grãos
A abertura da segunda Colheita de Soja, evento no setor agro realizado no último sábado, 15, marcou a chegada de um novo tempo para o setor no Amapá. Morando no estado há cerca de 8 anos, Eleandro Lemos conta que o apoio do Governo do Amapá aos produtores fez reacender a esperança nos agricultores que decidiram apostar no Amapá.
"O governador Clécio foi o primeiro prefeito a conceder licença ambiental para nós produtores. E agora, como governador, não tem medido esforços para impulsionar o agro. E esse apoio que o Estado tem dado para todos nós, seja na emissão do licenciamento ou na regularização das terras, só reforça o comprometimento do governador e da gestão", celebrou Lemos.
Durante o evento, foram exibidas máquinas agrícolas, como a colheitadeira, responsável por colher, debulhar e limpar diferentes culturas de grãos, como soja, aveia, trigo, linhaça. A festa, que teve como anfitriã a Fazenda Agropecuária Paraná, localizada na Rodovia AP 70, reuniu muitos produtores entusiasmados em ver a agricultura que é uma das vocações do estado, deslanchar.
Trabalhadores como o Renan Massoni, que tem visto na iniciativa do Estado, o motivo para comemorar pequenas vitórias, com um significado muito grande nesse início de gestão.
"O governador disse que iria destravar o estado e o agronegócio seria uma realidade no Amapá. Hoje ele está aqui confirmando que tem interesse em ver o Amapá crescer, com todos os seus secretários trabalhando com esse objetivo. Então, o que ele se comprometeu em fazer, está acontecendo. Nós agradecemos por isso”, afirmou o produtor.
No eixo desenvolvimento econômico, do programa de governo, o governador Clécio Luís destaca o fortalecimento do agronegócio como uma das alternativas para geração de emprego e renda, e fonte de arrecadação para o estado.
"Primeiro dizer que fico muito feliz de ver um gestor participando da colheita. Pois é um encontro de pessoas que sonham com o desenvolvimento do estado do Amapá. Com a sua gestão, renasce a esperança do desenvolvimento do Amapá”, afirmou o presidente do Grupo Paraná, Valdeir Batista.
No mês de maio o governador se reuniu com empresários do setor para tratar do desenvolvimento do agronegócio com foco na segurança ambiental, política e jurídica. Entre os assuntos abordados, estavam os processos de licenciamento ambiental, autorização de supressão vegetal e regularização fundiária.
Agronegócio no Amapá
O Amapá tem este ano 6,5 mil hectares de área de soja plantada, 5 mil hectares estão plantados em Macapá e 1,5 mil hectares estão divididos em Porto Grande, Serra do Navio e Tartarugalzinho.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a previsão é que o Estado tenha em 2023, cerca de 10 mil hectares de plantio de grãos envolvendo soja, milho e feijão.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!