Detran orienta sobre cuidados e educação no trânsito durante a Festa de São Tiago
Panfletagem e realização passiva do teste do etilômetro marcaram as abordagens aos motoristas em Mazagão Velho.
Educadores orientam condutores sobre as boas práticas no trânsito e as consequências da direção perigosa
Além de investir R$ 1,2 milhão na Festa de São Tiago, que acontece na vila histórica de Mazagão Velho, o Governo do Amapá também atuou com vários serviços para garantir a segurança do cidadão, como do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que esteve presente com campanhas educativas sobre cuidados no trânsito.
As abordagens orientaram, motoristas e visitantes da festa, sobre boas práticas entre os condutores no trânsito, com explicações sobre as consequências da direção perigosa e a realização de teste passivo do etilômetro.
Durante os principais dias da festividade, que teve seu ponto alto na terça-feira, 25, com a encenação da histórica batalha entre mouros e cristãos, nenhum registro de acidentes foi notificado pelos órgãos de defesa social. O diretor-presidente do Detran, capitão Rorinaldo Gonçalves considera que a prudência dos motoristas está atrelada ao constante trabalho educativo que tem sido executado pela Escola Pública de Trânsito (EPT) e pela Operação Lei Seca.
“A falta de ocorrências de trânsito durante a festividade é um excelente indicativo de que os nossos motoristas têm obedecido às leis de trânsito, reflexo do trabalho de educação que o Detran tem desempenhado nos calendários festivos do Amapá”, ressaltou o diretor.
Ao conversar com a equipe estadual de educação no trânsito, os turistas e moradores puderam constatar na prática, como é realizado o teste do bafômetro durante as blitzes. O aparelho mede a concentração de álcool na corrente sanguínea de uma pessoa a partir da análise do ar pulmonar profundo.Para o advogado Aldenyr Yuri, de 47 anos, a iniciativa é fundamental para esclarecer aos cidadãos a importância de não dirigir se estiver ingerindo bebida alcoólica.
“Em primeiro lugar, deve-se educar a população. Não só multar ou punir. Por isso, o caráter dessa ação é extremamente relevante para reduzir os riscos e conscientizar a população de que álcool e direção não combinam”, concluiu.
Operação Lei SecaA Operação São Tiago teve quatro barreiras de fiscalização na Rodovia AP-010. Foram abordados 346 condutores, três deles foram autuados por dirigir sob influência de álcool e um foi encaminhado para a delegacia por embriaguez ao volante.
Dois condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro e quatro foram flagrados dirigindo sem portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o policiamento, dois veículos foram removidos e outras 15 infrações de trânsito foram registradas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!