No Amapá, Campanha Nacional de Multivacinação 2023 segue até domingo, 30
Mesmo com o fim da ação, imunizantes de rotina continuarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde
A estratégia é coordenada pelo Ministério da Saúde, com apoio do Governo do Estado e dos municípios
No Amapá, a Campanha Nacional de Multivacinação 2023 segue até domingo, 30, nos 16 municípios, com foco nas crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. A estratégia é coordenada pelo Ministério da Saúde, com apoio do Governo do Estado. O objetivo é incentivar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para a atualização do cartão de vacinação.
Mesmo com o fim da campanha, a imunização de rotina continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o estado. O calendário nacional de vacinação para este público prevê a aplicação de doses de 17 tipos de imunizantes.
A mobilização da campanha no Amapá é realizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), com apoio dos municípios.
“O Governo do Amapá permanece alertando sobre a importância e os benefícios da vacinação, pela necessidade de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis e, respectivamente, melhorar as coberturas vacinais”, ressaltou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.
A prioridade é alcançar altos níveis de cobertura vacinal, sobretudo das doses que compõem o calendário básico, entre elas estão os imunizantes:
- Poliomielite;
- Meningite meningocócica conjugada;
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- Febre amarela;
- Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Influenza tipo B);
- Hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b;
- Varicela;
- HPV;
- BCG (tuberculose);
- Covid-19.
A coordenadora estadual de Imunizações da SVS, Maria Angélica, destaca que é fundamental que toda a população alvo compareça levando o cartão de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há doses que precisam ser aplicadas.
“O público-alvo, que ainda não têm o calendário completo de vacina, pode comparecer a uma Unidade de Saúde que possua sala de vacinação para receber as doses pendentes”, reforçou Angélica.
Reforço financeiro
O Ministério da Saúde (MS) liberou R$ 150 milhões para que os estados possam executar estratégias de vacinação. O Amapá recebeu cerca de R$ 114 mil, já os municípios, inicialmente receberam 60% do valor destinado e, após o cumprimento da meta de vacinação, os 40% do incentivo financeiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!