Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá debate os desafios do tratamento oncológico nas regiões Norte e Nordeste no 5º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer

Evento reúne especialistas, gestores, associações de saúde e pacientes do estado.

Por Paolla Gualberto
28/07/2023 07h30

Evento, no auditório do Sebrae, em Macapá, encerra nesta sexta-feira, 28

Representantes do Governo do Amapá, profissionais de saúde e de organizações de apoio a pacientes oncológicos, debatem até esta sexta-feira, 28, os desafios do combate ao câncer nas populações indígenas e em crianças das regiões Norte e Nordeste, durante o 5º Fórum Todos Juntos Contra o Câncer, realizado pela primeira vez no estado.

O evento, que iniciou na quinta-feira, 27, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), em Macapá, foi idealizado para elevar os debates sobre o tratamento oncológico no Brasil, levando em consideração a realidade de cada região. Nesta edição, também estão sendo levantadas discussões sobre a legislação de amparo contra a doença na rede pública de saúde.

Pacientes oncológicos também integram o debate e participam ativamente do evento, compartilhando a realidade e os desafios do tratamento no estado. É o que explica a presidente da Associação Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Apouva), Léa Learte.

“Esse evento é de extrema importância para nós e deveria acontecer com mais frequência no nosso estado. Estamos esperançosos com o desenvolvimento do tratamento oncológico no Amapá, temos um Centro de Radioterapia em construção e nesses seis anos de luta e batalha, é a primeira vez que a nossa farmácia da Unacom está 100% abastecida”, enfatiza a presidente.

O fórum é realizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), ONG Carlos Daniel e Instituto Roda da Vida, com apoio do Governo do Estado.

“Nós estamos trazendo especialistas de fora para trocar conhecimento e ideias com nossos profissionais do estado. Estamos fazendo esse amplo debate, para levantar as problemáticas e construir propostas e soluções para a oncologia no Amapá”, ressalta o presidente da ONG Carlos Daniel e articulador regional do fórum, Agenilson Silva.

Centro de Radioterapia
Com um investimento de R$ 16,3 milhões do Ministério da Saúde, o Governo do Amapá iniciou a construção do primeiro Centro de Radioterapia, em abril. A previsão é que a obra seja entregue em um ano e meio para atender pacientes do estado.

Atualmente, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da rede pública não oferta o tratamento radioterápico, sendo necessário o encaminhamento dos pacientes ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).

“Estamos discutindo aqui o aprimoramento da assistência oncológica no Amapá, para solucionar nossas fragilidades. Enquanto gestão, estamos trabalhando nesses problemas crônicos da saúde pública, como a ausência da radioterapia, uma questão que já está sendo resolvida, graças à parceria do Ministério da Saúde e Governo do Estado, que deram o ponta pé inicial na construção da unidade que será extremamente importante para nossa população”, destaca Cíntia Pantoja, representante da Rede de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!