‘É sempre bom a gente se profissionalizar’, diz participante de capacitação para manipuladores de alimentos das escolas estaduais
Emília Lemos, que atua na escola da comunidade do Ariri, foi uma das 80 profissionais que receberam o treinamento.
A capacitação ocorreu no Colégio Amapaense, no Centro de Macapá
Com a volta às aulas da rede estadual de ensino, marcada para o dia 3 de agosto, o Governo do Amapá, promoveu uma capacitação para profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos dentro das escolas públicas da zona rural e quilombola de Macapá,
A ação, coordenada pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação (Nae-Seed), reuniu, na área do Colégio Amapaense, trabalhadores de 53 unidades escolares, sendo, 26 de escolas quilombolas e 29 escolas da zona rural, localizadas nas rodovias AP-70, BR-156 e Bairro da Fazendinha, que atendem estudantes dos ensinos, Fundamental, Médio, Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos. Todos receberam certificados.
Para Emília Lemos, que atua na manipulação de alimentos da escola estadual da comunidade do Ariri, em Macapá, a capacitação ajuda a profissionalizar o seu trabalho diário.
“Já participei de outras capacitações na área, mas é sempre bom a gente se profissionalizar ainda mais no nosso trabalho. O material que a Seed disponibilizou hoje vai trazer mais segurança para a gente e os estudantes”, disse.
Segurança alimentar
Durante o curso, foi reforçado por meio de palestras, rodas de conversas e boas práticas, a importância de uma alimentação saudável e segura dentro do ambiente escolar, além da relevância de seguir o cardápio proposto pela equipe de nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar, que está baseado nas orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde) que fornece um suporte nutricional adequado para os estudantes.
Carmem Nascimento, nutricionista da Seed e coordenadora da ação, ressalta que a capacitação para orientar quem está diariamente com o estudante, fazendo o que pode ser a única refeição digna do dia que ele faz, traz segurança para o profissional.
“O FNDE nos orienta de acordo com a realidade dos nossos estudantes, então precisamos de uma alimentação segura e saudável para que se assegure o direito daquele estudante e entendemos que só conseguiremos isso se nossos profissionais estiverem alinhados com os nossos objetivos”, apontou Carmem.
Expansão do treinamentoO curso, ministrado na quinta-feira, 27, teve 8 horas de duração e contou com atividades práticas e teóricas, objetivando orientar os manipuladores de alimentos com informações técnicas relacionadas ao serviço de preparo e entrega adequados da alimentação escolar, para atender às demandas de cada escola e a faixa etária dos estudantes.
A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, professora Antônia Andrade, esteve presente no acolhimento dos participantes, reforçou que o Governo do Estado está traçando estratégias para que todos os municípios sejam contemplados pelo treinamento.
“A gente entende que algumas localidades são difíceis de acessar e estamos trabalhando para viabilizar esta mesma capacitação, de forma presencial, aos demais manipuladores de alimentos dos 16 municípios do nosso Estado”, afirmou a secretária adjunta.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!