Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Quero ser chefe dos cristãos, como meu tio', conta soldado mirim, no São Tiago das Crianças

Guilherme Tiago está entre os pequenos que perpetuam a tradição secular da vila de Mazagão Velho.

Por Rafaela Bittencourt
28/07/2023 14h52

Crianças se reúnem para celebrar a tradição mazaganense

O amanhecer nesta sexta-feira, 28, foi com o rufar das caixas que ditam cada passo da procissão das crianças durante o Círio infantil, na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho. Entre os pequenos fiéis que percorreram a vila histórica em homenagem ao santo, quem leva o nome dele, Guilherme Tiago Jacarandá, de 12 anos, estava bem na frente e carregando a responsabilidade de guiar a cavalaria cristã. 

No São Tiago das Crianças, os meninos de até 14 anos reproduzem, de forma leve e com brincadeiras, os principais momentos do enredo encenado pelos adultos, como o Círio, Passagem do Bobo Velho e a batalha histórica entre mouros e cristãos.

No Círio, as crianças seguiram durante toda a procissão com seus cavalos feitos artesanalmente de madeira. Para Guilherme, é melhor interpretar os soldados cristãos. 

"Os adultos passam o ensinamento para a gente e vamos aprendendo desde criança. Eu gosto mais de ser cristão, porque quero ser igual o meu tio, que é chefe dos cristãos”, conta o menino. 

Em 2023, o Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão para a realização da Festa de São Tiago. Pela primeira vez, os recursos também são destinados para a programação infantil. Assim, a devoção se fortalece e passa de pai para filho. 

De geração em geração

O professor Fábio dos Santos Pereira, de 31 anos, levou o filho Aquiles, de quatro anos, para participar mais uma vez do momento de fé. 

"Ele vem desde que tinha um ano de idade e é uma tradição que a gente perpetua para que ele aprenda a história", conta o pai, orgulhoso.

A dona de casa Railene Nunes, de 18 anos, trouxe o soldado mouro mais novo da festividade para o Círio das crianças, o pequeno Anthony, de quatro meses. Na família dela, todos são devotos e, entre as crianças, já houve soldados mouros, cristãos, Atalaia e até os que representaram São Tiago e São Jorge. 

Em 2022, Railene teve complicações na gravidez e recorreu a São Tiago para que tudo corresse bem. Este ano, a jovem retornou à vila com um bebê saudável e que já é mais um devoto do santo protetor. 

"Ano passado ele já estava aqui, na minha barriga, celebrando São Tiago. Agora, vem para a procissão dando continuidade à tradição. É uma forma de agradecer", relata a dona de casa.

O momento de fé das crianças foi escolhido pela professora Aislane Viana, de 38 anos, para pagar uma promessa feita a São Tiago. Ela distribuiu água aos devotos durante a peregrinação. 

"Estou aqui agradecendo pela benção de São Tiago, que curou minha mãe este ano, a nossa fé é muito forte", conta a moradora de Mazagão Velho. 

A casa da Nelsi da Conceição Ayres Pureza, de 79 anos, foi uma das primeiras visitadas e ela não aguentou a emoção ao ver as crianças dentro da residência. 

"Há 50 anos eu me casei durante o São Tiago das Crianças, saí dessa igreja, ao lado da nossa casa, com os 'mourinhos' em volta. Fico tão feliz de ver eles aqui, ano que vem, se São Tiago permitir, nossa casa estará maior e todos irão caber lá dentro para dançar o vominê", celebra.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!