Com mais de 600 agentes e sem ocorrências graves, Governo do Amapá garante segurança na passagem do bloco A Banda
Tradicional bloco de rua do estado, que recebeu investimento de R$ 129 mil, passou neste domingo, 30, no encerramento do Macapá Verão.
Policiais foram distribuídos nos 7 quilômetros de percurso do bloco
Com o apoio do Governo do Amapá e segurança reforçada, o bloco "A Banda" reuniu uma multidão no encerramento do Macapá Verão, neste domingo, 30. Foi a segunda vez que o maior bloco popular do estado, que recebeu investimento do Estado de R$ 129 mil repassada através de emenda impositiva do deputado estadual Júnior Favacho, desfilou por ruas e avenidas da capital. Tradicionalmente a passagem ocorre todos os anos na terça-feira de carnaval.
Para garantir a segurança dos foliões, mais de 600 profissionais da defesa social estiveram acompanhando o percurso de 7 quilômetros do bloco.
O coronel Jones Silva, subcomandante da Polícia Militar, responsável pela organização do policiamento, explicou que esse ano houve um aumento na quantidade de policiais envolvidos."Colocamos nosso reforço 100% empenhado no policiamento da banda, em torno de 477 policiais, e toda a segurança pública foi envolvida para garantir a proteção dos brincantes e também de quem só esteve para observar", disse o coronel.
Durante o percurso do bloco, a população contou com policiamento preventivo e ostensivo, com monitoramento eletrônico, serviços de primeiros socorros, pré-hospitalares e segurança nas centrais de flagrante, também com efetivos específicos do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC) e Grupo Tático Aéreo (GTA).Com um quantitativo maior de agentes de segurança nas ruas, a população se sentiu mais segura para aproveitar o desfile do bloco.
Rosane Sobral veio só assistir e ver a banda passar, e falou que pode fazer isso com tranquilidade. "Me senti protegida para brincar, curtir e aproveitar o encerramento das férias", falou Rosane.
O major Ferreira Neto, do Corpo de Bombeiros, explicou a organização da equipe disponibilizada para fazer a cobertura do evento, com grupos de vigilantes de risco, posicionados em locais estratégicos do trajeto."Foram disponibilizados 77 profissionais, duas viaturas, uma de suporte básico e uma avançada e um micro-ônibus que fez o remanejamento da equipe à medida que a banda ia passando para que todo percurso tivesse a cobertura da segurança", enfatizou o major.
Durante a operação 284 pessoas foram abordadas para averiguação e 31 veículos vistoriados, sendo que 5 foi constatada a infração de embriaguez ao volante.
Além disso, os militares do CBM estiveram concentrados no perímetro mapeado como rota de fuga, entre a Rua Odilardo Silva e a Avenida Mendonça Furtado, com duas ambulância para atendimentos médico-hospitalares, incluindo uma Unidade de Salvamento Avançado e uma Unidade de Salvamento Básico (USB), além de uma viatura de Auto Busca e Salvamento (ABS). Ao todo, 12 ocorrências foram registradas pela corporação, todas de baixa gravidade.A brincante Thayma Tavares que prestigiou a folia disse que estava confortável para aproveitar o bloco. "Percebi que esse ano o policiamento foi maior e isso é importante porque assim a gente se diverte com segurança, com amigos e família", disse a brincante.
Fabiano Paula, servidor público que estava prestigiando a Banda, falou que se sentiu seguro e pode curtir e brincar com tranquilidade. "A gente não viu, brigas e confusões, os profissionais responsáveis pela segurança estão de parabéns, a diversão foi garantida", relatou Fabiano.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!