Com apoio do Governo do Estado, Caravana Participativa do Ministério da Igualdade Racial chega ao Amapá
Objetivo do evento é promover escutas para a construção do Plano de Juventude Negra Viva.
Caravana da Juventude Negra percorre o Brasil e chega ao Amapá para dois dias de escutas da juventude local
Com apoio do Governo do Estado, chega ao Amapá na quinta-feira, 3, a Caravana da Juventude Negra, conduzida pelo Ministério da Igualdade Racial. O objetivo do evento é construir, de forma coletiva, através de escutas junto aos jovens amapaenses, o Plano de Juventude Negra Viva (PJNV). A ação já passou por 14 estados do Brasil.
Os encontros acontecem no auditório da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), a partir das 8h30, no Centro de Macapá, até sexta-feira, 4. Estão confirmadas as vindas do coordenador-geral de Políticas para a Juventude Negra do Ministério da Igualdade Racial, Adriano Fiúza e da secretária nacional adjunta de Juventude da Presidência da República, Jessy Dayane dos Santos.
No Amapá, a ação tem apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).
“Nossa missão é garantir o recorte racial em diferentes setores. A juventude negra é notoriamente mais vulnerável e lidera as estatísticas de violência. A Caravana chega para dar voz e ouvir esses jovens que têm muito a dizer, para a formulação de políticas públicas em nível nacional, mas que sejam assertivas nos Estados”, assinala a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Plano da Juventude Negra
Construído de forma coletiva, o Plano Juventude Negra Viva é um programa que busca a transversalidade, com o objetivo de reduzir a letalidade entre jovens negros de todo o Brasil, perpassando por políticas nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda, entre outras.
Desde o início do ano, a Caravana percorre o Brasil inteiro a fim construir o plano e, assim, avançar para que os jovens negros, sobretudo nas favelas e áreas periféricas, tenham direito a futuro, à educação, cultura, esporte, inclusão social, dentre outros. Após passar por 14 Estados, a Caravana desembarca no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!