Vale do Jari promove as primeiras plenárias de assistência técnica e rural para conferência do Governo do Amapá
O objetivo é diagnosticar e propor estratégias para o setor primário do estado.
As plenárias ocorrerão nos 16 municípios e haverá um total de 24 escutas nas localidades, que debaterão quatro eixos.
O Governo do Amapá inicia nesta sexta-feira, 4, as primeiras plenárias municipais da 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que ocorrerão nos municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. As ações são coordenadas pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
A conferência tem como tema a "Assistência Técnica e Extensão Rural pública como vetor para o desenvolvimento da agricultura familiar” e o objetivo é diagnosticar o cenário atual do setor, propor e definir de forma participativa, estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência rural pública aos agricultores familiares.
A ideia é fomentar o diálogo e interação entre a sociedade civil, governos e movimentos sociais. De acordo com o diretor-presidente do Rurap, Dorival Santos, o Governo do Estado vai ouvir as demandas dos segmentos e, posteriormente, definir os serviços a serem executados.
"Queremos reunir agentes governamentais ligados ao setor produtivo, a sociedade civil, produtores familiares e comunidades tradicionais, para alinhamos nossa atuação no campo pelos próximos anos. Sabemos que existem problemas e nessas conferências locais poderemos debater as atividades que melhor se adequem as comunidades de cada município”, enfatizou Santos.
As plenárias ocorrerão nos 16 municípios e haverá um total de 24 escutas nas localidades, que debaterão quatro eixos principais - Desenvolvimento social, econômico e ambiental; Avaliação dos serviços, atendimento, acesso ao beneficiário; Crédito, administração e comercialização; e Assistência Rural na qualificação e fortalecimento das políticas públicas de desenvolvimento rural.
Ao término de cada plenária municipal serão definidos representantes de cada localidade para compor a Conferência Estadual, ainda sem data definida. Após o Vale do Jari, os próximos municípios onde ocorrerão as plenárias são Amapá e Pracuúba no dia 15. Já no dia 17, será a vez de Tartarugalzinho. A etapa da conferência em Macapá, que será a maior, deverá ocorrer durante a realização da 52ª Expofeira.
Confira as plenárias da Conferência Estadual:
- Vitória do Jari
Sexta-feira, 4
Início: 8h
Local: Centro Comunitário, na Av. Airton Senna, 1070 - Laranjal do Jari
Sábado, 5
Início: 8h
Local: Escola Municipal Raimunda Capiberibe, na Av. Tancredo Neves, 901
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!