Governo do Amapá promove encontro pedagógico para mais de 300 profissionais do sistema modular de ensino
O encontro marca o retorno do ano letivo e discute os desafios e possibilidades da educação no interior do Amapá.
O encontro aconteceu no Centro de Educação Profissional Walkíria Lima
Nesta quinta-feira, 3, o Governo do Amapá reuniu mais de 300 profissionais do ensino fundamental modular para um encontro pedagógico que marcou o início do segundo semestre do ano letivo e debateu os desafios e possibilidades de ensino nas comunidades do interior do estado. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkiria Lima, em Macapá.
O Sistema Organizacional Modular de Ensino (Some) é uma estratégia para garantir o acesso à educação às comunidades mais distantes. Nele, os alunos têm aulas em quatro módulos, com 50 dias letivos cada.
Ao fim de cada módulo, as disciplinas e os professores são redistribuídos entre as localidades. Neste sistema de rodízio, todos os estudantes têm acesso aos conteúdos necessários. A modalidade já atende cerca de 560 comunidades, em 15 municípios do Amapá. Durante o encontro, a gestora da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Sandra Casimiro, escutou as demandas dos profissionais e reforçou o repasse de materiais escolares para auxiliar na prática pedagógica dos educadores.
“Precisamos debater a educação levando em conta as nossas peculiaridades e características amazônidas. O ensino modular é uma política de sucesso responsável por atender localidades que não seriam alcançadas pelo ensino regular”, ressaltou a secretária.
Atendimento específico
Este foi o terceiro encontro pedagógico do professor de educação física Adriano Pantaleão. Ele ressaltou que é importante escutar os profissionais que atuam nas comunidades mais distantes para desenvolver as estratégias da modalidade.
“Entrei para o ensino modular há pouco tempo, mas já lecionei em comunidades do fácil até o difícil acesso. Esse tipo de encontro é importante para promover a socialização e respeitar as particularidades, porque precisamos de um planejamento específico”, afirmou o professor.
Também participaram do encontro representantes da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Na segunda-feira, 7, os profissionais do ensino modular do ensino médio também irão se reunir para o encontro pedagógico da modalidade, que reunirá mais de 200 profissionais no Museu Sacaca, em Macapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!