Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá realiza oficina sobre estratégias para evitar casos de desnutrição infantil

Em 2022, o estado registrou nove internações de bebês menores de um ano por desnutrição ou deficiências nutricionais.

Por Andreza Teixeira
03/08/2023 17h29

O evento conta com a participação de palestrantes especialistas do Ministério da Saúde

Para construir propostas e ampliar a qualificação dos profissionais da Atenção Primária que atuam nos municípios, o Governo do Amapá deu início na quinta-feira, 3, à oficina sobre os cuidados para evitar a desnutrição Infantil. Em 2022, o estado registrou nove internações de bebês menores de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição ou deficiências nutricionais, de acordo com os dados do Observatório de Saúde na Infância, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A desnutrição, quando ocorre na primeira infância, está associada à maior mortalidade, à recorrência de doenças infecciosas, a prejuízos no desenvolvimento psicomotor, além de menor aproveitamento escolar e menor capacidade produtiva na idade adulta. A secretária adjunta de atenção à saúde, Tânia Vilhena, ressaltou que o momento é adequado para trazer a discussão para os demais municípios que realizam a assistência direta à população. 

“Dentro desse contexto, os municípios são muito importantes porque estão na ponta dos serviços, perto da assistência, da educação, da cultura e das questões sociais. Precisamos entender o ser humano como um todo, incentivar o aleitamento materno, trabalhar as suplementações, a vacinação e, principalmente, trabalhar a integralidade do sujeito para fazer a mudança que o território de cada um precisa”, pontuou a gestora. 

Participante da capacitação, a enfermeira da Estratégia Saúde da Família, Rosa Bittencourt, falou que o momento de construção conjunta pode ajudar na aproximação mais efetiva com os usuários.

“Juntos, podemos construir estratégias que sirvam para os demais municípios e que nos ajudem a localizar e chegar nesses casos de desnutrição de forma mais efetiva, antes de chegar em uma situação extrema de agravamento”, pontuou Rosa. 

Além dos profissionais de saúde e gestores, o evento, realizado pela a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é voltado para interessados no tema de forma geral. Estudantes, pesquisadores, profissionais de setores como educação e assistência social, instituições de ensino superior, representantes dos conselhos de saúde e população geral.

Palestrante e consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Milena Serenini, explicou que neste momento é preciso discutir soluções conjuntas para mudar os indicadores da região norte que, no último ano, registrou 328 internações por desnutrição.

“Estamos aqui para construir propostas e, juntos, com apoio do Ministério da Saúde, enfrentar essa situação de insegurança alimentar grave que a região norte apresenta. Precisamos do envolvimento de todos os profissionais para ampliar as ações de prevenção à desnutrição e reverter esse quadro, daí a importância de momentos como esse de integração e troca de saberes”, detalhou. 

O evento conta com a participação de palestrantes especialistas do Ministério da Saúde e continua até a sexta-feira, 4, no Conselho Regional de Enfermagem do Amapá (Coren).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!