Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Acreditamos no agronegócio e na agricultura familiar como motor da economia’, destaca governador na retomada da colheita de soja

Clécio Luís participou de um 'Dia de Campo' no município de Tartarugalzinho, que marcou balanço da safra de 2023 neste sábado, 5.

Por Fabiana Figueiredo
05/08/2023 21h25

Governador Clécio Luís participou de um 'Dia de Campo' para colheita de soja no Amapá

Celebrando a produção de grãos no Amapá, o governador, Clécio Luís, e o vice, Teles Júnior, participaram neste sábado, 5, de um "Dia de Campo", na fazenda que teve a maior colheita de soja do município de Tartarugalzinho em 2023, totalizando 500 hectares do produto.

"Nossa presença como Estado é para testemunhar a retomada da atividade econômica que é uma das saídas para o desenvolvimento do Amapá. Acreditamos no agronegócio e na agricultura familiar como motor da economia e focos de investimentos. Esse é o ‘ouro renovável’, que todo ano gera emprego, renda, alimento para a nossa população", destacou o governador.

Produtora desde 2014, a fazenda não teve colheita em 2022, mas neste ano alcançou 500 hectares de produção de soja, sendo que cada hectare resultou em 3 toneladas de grãos. A área possui ainda a brachiaria (pastagem e cobertura verde para plantio direto) e, em breve, terá plantação de milho.

"O governador cita muito o comprometimento, a união de forças para que as coisas aconteçam. Nós, da agricultura, estamos prontos para contribuir com o que for necessário com o estado do Amapá. O agro não é só agricultura comercial, é também a agricultura familiar, a pecuária, a piscicultura. Contem conosco para produzir e ajudar o Amapá a se desenvolver com sustentabilidade e responsabilidade ambiental e econômica”, comentou Marcos Levandoski, um dos sócios do grupo Agrotartarugal, responsável pela colheita.

No "Dia de Campo", a fazenda recebeu a equipe de Governo, empreendedores e agricultores do setor e ainda estudantes da Escola Municipal José de Sousa, da Zona Rural de Tartarugalzinho, para terem contato com o ramo que podem atuar quando crescerem.

No município, um dos desafios é a legislação, conforme o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.

"Aqui recebemos os estudantes para que conheçam o que é o agro, e possam perceber mais essa oportunidade de futuro. Estamos avançando nas ações de regularização fundiária do campo e urbana. Em Tartarugalzinho liberamos 10 mil hectares para plantação de grãos, algo simbólico, mas que é o caminho para ser um estado produtor. Hoje estamos plantando, portanto, uma semente de esperança no Amapá. O agro vem para ajudar, ocupando áreas que antes eram tomadas pelo fogo", descreveu o prefeito.

Uma das apostas para o desenvolvimento econômico do Amapá é o setor agrícola, respeitando as legislações que protegem o meio ambiente, mas também considerando as potências para o futuro do estado.

"Quando você olha o grão plantado, o trabalhador, a máquina, você vê o trabalho formal, o desenvolvimento para o grande e para o pequeno. É isso que defendemos para o Amapá: o desenvolvimento com sustentabilidade. O governo segue trabalhando para dar condições para preservação ambiental ao mesmo tempo em que desenvolve seu campo como área produtiva, gerando emprego e renda", afirmou o vice-governador Teles Júnior.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!