‘Espero aprender com determinação’, diz um dos mais de 115 mil alunos que voltaram às aulas na rede estadual de ensino
Alan Lisboa é aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Mário Quirino. Após as férias de julho, mais de 380 instituições retomaram as aulas nesta segunda, 7.
Alan conta que segundo semestre é maior responsabilidade, pois representa a reta final dos estudos para muitos alunos
Em todo o Amapá, mais de 115 mil alunos retornaram às aulas em 384 escolas da rede estadual de ensino para o segundo semestre do ano letivo de 2023, nesta segunda-feira, 7. Um desses estudantes é o Alan Lisboa, que cursa o 1º do ensino médio e é vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Mário Quirino da Silva, na zona sul de Macapá.
Após um mês de descanso nas férias de verão, Alan espera que o segundo semestre seja de muita concentração nos estudos.
“Para alguns amigos, é a reta final, então espero que todos estejam bem concentrados nas suas metas acadêmicas e que a gente possa se divertir nesse processo de aprendizado também, com leveza e determinação”, disse Alan.A primeira semana será dedicada ao acolhimento dos estudantes. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) orientou as equipes para que sejam feitas ações que fortaleçam o processo de busca ativa dos alunos, de acordo com o Censo Escolar 2023, o principal instrumento de coleta de informações da educação básica brasileira, como detalhou, Antônia Andrade.
“Desde o início do ano, estamos trabalhando o processo de busca ativa nas escolas. Começamos o ano letivo com 110 mil estudantes e agora, nesse retorno, já contabilizamos 115 mil alunos devidamente matriculados, ou seja, estamos no caminho certo e cumprindo o papel social das nossas instituições”, ressaltou a secretária.
Calendário de Volta às Aulas
Por conta da paralisação dos professores no 1º semestre do ano, a Seed tem dialogado com todas as unidades de ensino para a reorganização do calendário escolar, a fim de completar a obrigatoriedade dos 200 dias letivos previstos em lei.
A professora Antônia Andrade, comentou também sobre a estratégia que será colocada em prática para cumprir o ano letivo sem perdas.
“É importante saber que nem todas as escolas paralisaram e outras paralisaram parcialmente, portanto não teria como trabalharmos mais com um único calendário norteador, o que sabemos ao certo é que todas vão cumprir os 200 dias letivos. As que paralisaram provavelmente terminarão o ano em fevereiro de 2024 e a Seed estará acompanhando todo esse processo de perto”, explicou Andrade.
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