Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governador do Amapá, Clécio Luís defende que novo programa de investimentos do BID leve em consideração as diferentes 'Amazônias'

Programa em construção ouviu gestores dos estados da região Norte em Belém, nesta segunda-feira, 7.

Por Fabiana Figueiredo
07/08/2023 19h34

Evento reuniu gestores dos estados da região para construir o programa 'Amazônia Para Sempre'

Nesta segunda-feira, 7, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou em Belém, no Pará, de um encontro entre os gestores dos estados da Amazônia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que propôs um dialogo para saber as necessidades de investimentos da região que vão basear o novo programa da empresa: Amazônia Sempre.

Clécio Luís celebrou a iniciativa do banco de ouvir os governadores e sugeriu levar em consideração as diferenças regionais que existem dentro da própria Amazônia.

"É muito importante eles estarem ouvindo os governadores antes. É um processo de médio e longo prazo, mas estamos plantando a semente. Reforço aqui que as discussões devem considerar além da Amazônia com seus biomas, as pessoas que moram aqui na Amazônia, ouvindo o que elas têm a dizer. Muitas vezes, nossas necessidades parecem esdrúxulas diante de quem não vive a nossa realidade. Temos muitos 'Brasis' e também muitas 'Amazônias', com necessidades diferentes, e elas devem ser observadas", propôs o governador do Amapá.

O programa Amazônia Sempre vai conter ferramentas para mobilizar financiamentos a projetos na região, tendo como áreas prioritárias a população local; agricultura e silvicultura sustentáveis; bioeconomia; infraestrutura; cidades sustentáveis e conectividade. O programa terá como foco a promoção da inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; clima e conservação da floresta e fortalecimento das capacidades institucionais e do estado de direito.

O presidente do BID, Ilan Goldfajn, citou que o programa será alinhado com as especificidades dos estados como o Amapá.

"Para construirmos um programa como esse, é necessário estar perto dessas realidades como as do Amapá e do Pará. É por isso que a gente quer escutá-los. Não há como falar da Amazônia sem ouvir as pessoas", disse.

Ao final do encontro, o presidente do BID, os representantes dos estados e a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, assinaram uma carta de intenções com o que foi discutido no evento para basear a estruturação do programa.

Do Governo do Amapá, também participaram do evento "Diálogo de alto nível entre o BID e os governadores dos Estados Amazônicos do Brasil" os secretários de Fazenda, Jesus Vidal; de Planejamento, Jorge Pires; de Meio Ambiente, Taísa Mendonça; de Relações Internacionais, Lucas Abrahao; de Representação do Governo em Brasilia, Asiel Leite; de Comunicação, Ilziane Launé, e o comandante do Gabinete de Segurança Institucional, coronel Elvis Murilo.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!