‘Quero trabalhar para ajudar minha família’, diz jovem sobre 1º Feirão de Empregos promovido pelo Governo do Amapá
Felipe Chagas, de 18 anos, busca a primeira oportunidade. São mais de 240 vagas de trabalho ofertadas nesta quarta-feira, 9.
Felipe se candidatou para ajudante de saneamento
Aos 18 anos, o jovem Felipe Chagas, morador da Zona Norte da capital, acabou de concluir o ensino médio e, agora, busca pela primeira oportunidade de trabalho no 1º Feirão de Empregos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) 2023, realizado pelo Governo do Amapá, nesta quarta-feira, 9, na Casa do Trabalhador.
São 244 vagas de emprego ofertadas nas áreas de eletricista, auxiliar de carga e descarga, agente de saneamento, auxiliar de saneamento e montador elétrico. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) em parceria com a Expertise Consultoria.
“Meu objetivo é conseguir uma vaga na área de ajudante de saneamento. Quero ter a experiência de trabalho que eu ainda não tenho. Quero ter uma renda durante o meu dia, ajudar minha família e evoluir mais ainda’, conta o jovem.
O secretário da Sete, Ezequias Costa, conta que a ideia é tornar o Feirão de Empregos um evento de maior frequência, para, assim, atender às demandas de empregabilidade da população amapaense.“Pontualmente, nós vamos fazer esse tipo de Feirão, para oportunizar o maior número de vagas para os trabalhadores que estão em busca da carteira assinada”, pontua o secretário.
Próximos passos
Após o processo de triagem, os candidatos serão encaminhados para as empresas, onde continuarão participando das outras etapas do processo seletivo, como explica o gerente do Sine no Amapá, Gabriel Silva.
“A equipe Governo do Amapá acompanha todos os passos desse processo de seleção, para que os trabalhadores consigam sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho”, ressalta Silva.
Formada em Arquitetura e Urbanismo, Adriany Pena, de 26 anos, possui conhecimento na área de ajudante de saneamento. Ela conta que a forte presença do público masculino no Feirão não a intimidou e se sente capacitada para o cargo.“Fiquei sabendo do Feirão pelas redes sociais do Governo do Estado, achei interessante e decidi tentar. Estou confiante! Agora é aguardar o contato da empresa para agendar a etapa de seleção interna”, relata Adriany.
Morador do bairro Pedrinhas, Valdir Oliveira, de 44 anos, foi ao Feirão para tentar a vaga de auxiliar de carga e descarga. Pela quantidade de vagas ofertadas, ele demonstra otimismo em ter a sua carteira assinada.
“A expectativa é boa. Se tudo der certo, vou sair daqui já empregado. Não torço só por mim, mas para todos que estão aqui e precisam dessa oportunidade”, conta Oliveira.
Pela manhã, foram atendidos candidatos às funções de eletricista, montador e auxiliar. À tarde, acontecem os atendimentos para candidatos a agente e auxiliar de saneamento. O interessado em uma das vagas deve ter em mãos o RG, o CPF, a carteira de trabalho e o currículo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!