Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá entrega Plano Estadual de Eliminação da Malária ao Governo Federal

Em 2023, o estado já registra três municípios sem nenhum caso da doença: Amapá, Itaubal e Vitória do Jari.

Por Mônica Silva
10/08/2023 13h05

Ministério da Saúde diz que Amapá possui critérios adequados para ser referência no combate à doença

O Governo do Amapá entrega nesta sexta-feira, 11, às 9h, no Palácio do Setentrião, o Plano Estadual de Eliminação da Malária para o Governo Federal, como parte da iniciativa nacional "Elimina Malária Brasil". A estratégia busca reduzir os números de pessoas infectadas em todo país para menos de 68 mil até 2025 e diminuir os óbitos para zero até 2030. O objetivo é eliminar a doença do Brasil até 2035.

O Amapá foi o primeiro estado da Amazônia a construir o documento, que foi elaborado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e traz dados sobre a situação da doença em cada cidade. O plano também mapeia as estratégias para eliminar a malária nos próximos anos. Em 2023, o estado já registra três municípios sem nenhum caso da doença: Amapá, Itaubal e Vitória do Jari.

No Amapá, foram registrados mais de 4 mil casos de malária em 2021 e, em 2022, foram cerca de 2,8 mil. Em 2023, de janeiro até o dia 19 de junho, o número reduziu para 1,7 mil pessoas diagnosticadas com a doença.

Devido aos esforços dos órgãos de saúde, ainda no mês de abril, o representante da Coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde considerou que o Amapá possui critérios adequados para ser referência no trabalho de combate à doença.

"O Amapá é um estado que investe nas estratégias de eliminação e erradicação da malária. O Plano reforça o compromisso do Governo com a saúde da população”, enfatizou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

Entre as estratégias que constam no Plano Estadual de Eliminação da Malária, estão: reforço nas ações de prevenção e eliminação; ampliação do diagnóstico e tratamento; capacitações técnicas aos municípios; fortalecimento da vigilância dos casos; integração da Atenção Básica nas ações; e aquisição, e doação de equipamentos e insumos aos municípios.

A gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, Rackel Barroso, acrescenta que também estão previstas cooperação técnica com instituições; mobilização social; distribuição de mosquiteiro com inseticida; apoio aos municípios com visitas técnicas; e monitoramento e avaliação anual das metas e objetivos do plano de eliminação.

"O Amapá tem uma meta para ser atingida até 2035 e não iremos medir esforços para alcançá-la. O trabalho entre Governo Federal, Estadual e Municipal são importantes e podem ser ainda melhores com essa integração contínua”, comenta.

Plano Estadual
O plano apresenta quatro fases para a eliminação da doença e tem, ainda, metas junto aos profissionais e gestores da saúde e à sociedade. Outra ação é a construção dos planos municipais de acordo com a realidade local de cada região, a partir da contratação de consultores de eliminação.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!