Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Estamos dizendo ao mundo que nós, amazônidas, somos empreendedores’, reforça artista que participa do Expo Favela 2023

Débora Bararuá transforma guarda-chuvas em saias e acessórios. Ela é um dos 40 empreendedores selecionados para a programação que começa no sábado, 12, em Macapá.

Por Rafaela Bittencourt
11/08/2023 08h00

Débora empreende no bairro Novo Horizonte, Zona Norte de Macapá

As mãos de Débora Bararuá, de 41 anos, já conhecem o caminho que devem percorrer na máquina de costura para criar peças únicas com tecidos retirados das sombrinhas descartadas no lixo. Além desse material, a artista e empreendedora, cria outros acessórios, como enfeites para cabelo, broches, chaveiros e peças de roupas variadas. 

As peças estarão disponíveis a partir deste sábado, 12, na Expo Favela Innovation Amapá 2023, a maior feira de negócios do mundo voltada para produção e criação dentro de áreas periféricas. O evento é uma realização do grupo de empresas Favela Holding com Central Única das Favelas (Cufa) e conta com o apoio do Governo do Estado. 

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DA EXPO FAVELA

Com apenas uma sombrinha, ela consegue fazer uma saia de época, que pode compor uma das peças de teatro do grupo Arte e Cultura Imagem e Cia, que virou cooperativa a menos de um ano.

“O nosso grupo tem 15 anos de atividade no teatro, mas viramos cooperativa após a pandemia, há mais ou menos um ano; precisávamos de ajuda após esse período e a cooperativa foi a forma mais democrática que encontramos de dividir igualitariamente a renda entre os participantes, então passamos a empreender”, conta Débora. 

Segundo ela, a ideia de criar as peças veio da necessidade causada pela falta de recursos para as roupas dos espetáculos teatrais produzidos.

"A gente era um grupo muito pobre e periférico que queria fazer arte, mas o pano, linha, todo o material era muito caro. Vimos nas sombrinhas uma possibilidade de fazer os trajes de cena, um material que a gente acha na rua e não tem destino certo", explica.

Os trajes reciclados viraram uma assinatura das peças apresentadas. Moradora do bairro Novo Horizonte, na zona norte de Macapá, ela reforça a economia da periferia como uma área em expansão, principalmente na Amazônia. 

"A favela é isso, mostrar a potencialidade dessas pessoas que a parte central da cidade não enxerga. Aqui, se sair pelo meu bairro, você vai ver sempre alguém empreendendo. Nós estamos na Amazônia, um lugar que o mundo inteiro olha e quer cuidar, mas nós sabemos como cuidar. Quando pegamos algo que ia para o lixo, para as matas ou rios, estamos dizendo para o mundo que nós, amazônidas, somos empreendedores", destaca.

Qualificação na comunidade

Além de empreender, Débora Bararuá explica que diversos mini cursos de costura e reciclagem são ministrados em áreas diversas de Macapá, como escolas e centros comunitários. Segundo ela, já foram mais de 250 pessoas capacitadas na iniciativa, principalmente mães solos.

"Ensinamos a fazer saias e ecobags, qualificando a mão de obra de mulheres, mães solos, que não estão no mercado de trabalho porque têm filho pequeno e não têm com quem deixar. Com uma máquina de costura elas conseguem trabalhar em casa, gerando renda para elas através da venda direta ou através da cooperativa, somos voltados a esse público", explica. 

Com essa qualificação, o grupo consegue fazer produções maiores e garantir a renda de mais trabalhadores. Na exposição deste sábado, a ideia é levar pelo menos uma peça de cada modelo produzido, com o objetivo de conquistar uma das 10 vagas para o Expo Favela nacional, que ocorre no final deste ano, em São Paulo. 

"Queremos chegar lá e estaremos preparados para disputar essa vaga", conta a artista animada.

Expo Favela Innovation Amapá 2023

Além de debater o empreendedorismo periférico, o espaço abordará cultura, combate ao racismo e oportunizará rodadas de negócios entre os empreendedores. Mentorias, workshops, lançamentos de livros, shows e muito mais compõem a programação que acontece a partir das 10h, no Garden Shopping. No domingo, 14, o encerramento contará com a presença do rapper MV Bill.



Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!