Governo do Amapá reforça orientações a profissionais de saúde sobre acidentes de trabalho
Encontro pontuou técnicas sobre prevenção, manuseio, descarte adequado de resíduos hospitalares e a criação de um Plano de Estratégias de Redução de Acidente de Trabalho.
Profissionais de saúde devem se manter protegidos enquanto trabalham
O Governo do Amapá realizou um encontro nesta quinta-feira, 11, para reforçar a médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem as orientações sobre prevenção aos acidentes de trabalho, especialmente nas situações em que os profissionais estão expostos direta ou indiretamente a material biológico perfurocortante.
O encontro foi conduzido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS). Entre os assuntos abordados, estão técnicas de prevenção, manuseio correto de materiais, descarte adequado de resíduos hospitalares e a criação de um Plano de Estratégias de Redução de Acidente de Trabalho.
“Estamos aprofundando o assunto, orientando os profissionais a como se manter protegidos enquanto desempenham suas atividades, repassando dicas e orientações para a própria segurança e dos outros, além de como deve ser feito o descarte de objetos perigosos”, pontuou a superitendente da SVS, Margarete Gomes.
A enfermeira Milena Amador desenvolve suas atividades no Hospital de Emergências (HE). Ela ressalta que trabalha diariamente com o manuseio de agulhas, lâminas, tesouras, entre outros objetos que podem expô-la a vários tipos de contaminação.
“Eu sempre fui muito atenciosa na hora de realizar os procedimentos, mas, hoje, durante o encontro apreendi outras técnicas de como me prevenir com segurança”, comentou.
A exposição ocupacional a material biológico pode ocorrer através de picadas de agulhas ou objetos perfurocortantes ou quando há contato direto com sangue ou fluídos orgânicos em mucosa ou pele não íntegra.“Esses objetos podem ser veículo de contaminação de doenças transmitidas através desses materiais biológicos. Portanto, é preciso usá-los com atenção, visto que a manipulação e o descarte inadequado podem ocasionar acidentes com potencial de contaminação”, comentou o gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST/SVS), Regiclaudo Silva,
Outro ponto abordado durante a reunião foi a elaboração de um Plano de Estratégias de Redução de Acidente de Trabalho e a necessidade da notificação dos casos para a implementação de politicas publicas e segurança dos trabalhadores.
Notificações no Amapá
Dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador mostram que, em 2022, o Amapá notificou 200 acidentes de trabalho com exposição a material biológico na área da saúde. Desse total, 169 foram na capital Macapá, 11 em Santana e 8 em Oiapoque. Já em 2023, de janeiro ao dia 20 de julho, o Estado notificou 76 acidentes, sendo 67 em Macapá, 5 em Santana e 3 em Oiapoque.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!