Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá oportuniza qualificação em urgência e emergência para 40 profissionais de saúde

Servidores participaram do curso no Centro de Ensino do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Por Andreza Teixeira
12/08/2023 13h02

Profissionais tiveram oportunidade de imersão em Centro de Educação em Saúde

O Governo do Amapá proporcionou para 40 profissionais da rede estadual de saúde uma qualificação em Urgência e Emergências Adulto e Pediátrico com simulação realística, no Centro de Ensino do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A ação tem parceria com o Ministério da Saúde e busca aperfeiçoar o preparo dos funcionários para que eles ofereçam um atendimento cada vez melhor à população. 

Durante uma semana, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital de Emergências (HE), Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte puderam aprofundar os conhecimentos sobre situações como síndromes coronarianas agudas e Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O enfermeiro Donato Farias atua na Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e é referência técnica quando se trata de urgência e emergência. Ele explicou que a assistência ao paciente exige, hoje em dia, novas habilidades aos profissionais de saúde, por isso a necessidade de atualizar os conhecimentos dos servidores. 

"Os participantes estão mais qualificados para realizarem o diagnóstico de forma mais ágil e precisa. O momento também promoveu a produção e a disseminação do conhecimento técnico-científico, análises de situação de saúde, inovação em saúde e a expansão da produção nacional de tecnologias estratégicas para o SUS”, explicou Farias.

Para a fisioterapeuta Shirley Gemaque, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HE, a experiência foi de muito aprendizado. Ela ressalta que todo o conhecimento se traduz em mais cuidados com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O curso foi totalmente prático, com simulações realísticas de pacientes de quadro clínicos que geralmente atendemos no nosso dia a dia, ministrado por profissionais renomados no país que nos mostraram protocolos atualizados. Quem tem a ganhar com isso é o usuário”, contou Shirley.

O curso conta com carga horária de 16 horas, sendo 8 horas de encontro com videoaulas e demonstração de habilidades, e 8 horas de interações práticas presenciais, com cenários de simulação realística e interação com especialistas para discussão de casos e raciocínio clínico.

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!