Governo do Amapá deflagra 2ª fase da Operação Hórus com mais de 60 policiais em Santana
Ação envolve policiamento especializado para combater crimes e a violência no município.
Seguindo o planejamento estratégico do Governo do Amapá no combate à criminalidade, a Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deflagrou neste sábado, 12, a segunda fase da Operação Hórus, no município de Santana, a 17 quilômetros da capital. A ação irá se estender até dia 21 de agosto.
Mais de 60 policiais militares atuam durante 24 horas por dia nesta etapa da operação, com policiamento ostensivo e preventivo especializado, incursões em áreas de risco, abordagens a suspeitos, barreiras no trânsito para averiguação de veículos, cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de embarcações na área portuária.
As ações em Santana são resultado das tratativas alinhadas pelo governador Clécio Luís junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que garantiu recursos para a extensão da operação a outros municípios do estado.
De acordo com o secretário de Segurança, José Neto, o município de Santana é um dos locais prioritários da operação por fazer parte da Região Metropolitana de Macapá, e pelos registros de violência recorrentes, como homicídios. O gestor lembra que todo o trabalho policial foi planejado para atuar nas áreas previamente mapeadas e monitoradas pelos setores de Inteligência das polícias Militar (PM) e Civil (PC) e da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp).
"Como havíamos programado, estamos com essas ações rotineiras no município, garantindo para a população a segurança da nossa sociedade. Vamos enfrentar a violência, e uma das formas mais eficazes de combater crimes é colocar os policiais na rua”, afirmou o secretário de Segurança Pública.
A ação conta ainda com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM. O gestor lembra ainda que o policiamento ordinário nos demais municípios do Amapá não foi afetado.
O coronel Costa Júnior é responsável pelo programa de Estratégia Nacional de Fronteiras (Enafron) do Governo Federal, na Sejusp, e um dos responsáveis pelo planejamento operacional da Hórus. Ele enfatiza que a união dos esforços policiais pretende trazer a normalidade da rotina social do cidadão, contrapondo os dados de violência com ações vigorosas e legais, utilizando todo o aparato e tecnologia que a Segurança Pública do Estado dispõe.
"Hoje, estamos com mais de 60 policiais militares de vários batalhões atuando nas vias e na região marítima de Santana, com barreiras de fiscalização. Essa é uma operação grande que está envolvendo todo o sistema de segurança do Estado", acrescentou o militar.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!