Expo Favela Amapá 2023 seleciona dez empreendimentos inovadores para representar estado em evento nacional
As iniciativas selecionadas são de setores como construção sustentável, bioeconomia, gastronomia, artesanato e entretenimento.
Empreendedores vão apresentar negócios inovadores das periferias amapaenses
A Expo Favela Innovation Amapá 2023 selecionou dez empreendimentos do estado para a edição nacional da feira, que acontece em dezembro, na cidade de São Paulo. A iniciativa traz destaque para negócios inovadores que geram emprego e renda nas periferias, com potencial para transformar a realidade de quem vive longe dos centros urbanos.
No último final de semana, o Amapá foi o primeiro estado da região amazônica a sediar a Expo Favela em 2023, que reuniu mais de 70 empreendedores. O evento é uma organização do grupo Favela Holding e da Central Única das Favelas (Cufa), com apoio do Governo do Estado, que investiu R$ 150 mil na feira.
As iniciativas que vão para a edição nacional são de setores como construção sustentável, bioeconomia, gastronomia, artesanato e entretenimento. Um deles é o projeto Selvage Bartender, que aposta no acolhimento e representatividade feminina, com foco em inserir mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
Hoje, o grupo leva capacitação prioritária para o segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+). O objetivo é tirá-las da vulnerabilidade social e inseri-las no mercado de trabalho. Pelo menos onze mulheres já foram capacitadas para iniciar as atividades profissionais como bartender, que é o profissional que serve bebidas ao público em festas. A integrante do grupo, Adna Batista, conta que, no Amapá, os homens ainda predominam na profissão.
“Então, nós mesmas fomos à luta e criamos a primeira equipe exclusiva só de mulheres bartenders LGBTQIAPN+ do Amapá, com o intuito de acolher, ensinar e inserir mulheres no mercado de trabalho através de treinamentos”, detalha Adna.
O empreendimento funciona no espaço cultural Baluarte Cultural, que reúne outras iniciativas de empreendimento feitas por mulheres. Para o evento nacional, a expectativa é mostrar que no Amapá também há luta pela inclusão.
“Queremos mostrar que lutamos por um mundo melhor, principalmente mais inclusivo para mulheres LGBTQIAPN+. Nosso maior sonho é ter condições de expandir, para poder acolher e tirá-las de situações de vulnerabilidade, dando suporte para a conquista da independência financeira”, explica.
Construção civil e sustentabilidade
O projeto Mazodan também foi selecionado e tem encontro marcado com empreendedores nacionais. A iniciativa trata-se de um laboratório especializado no setor da construção sustentável, criando produtos a partir de minérios e sedimentos encontrados no Rio Amazonas, que, se não recolhidos, podem integrar o processo de assoreamento e degradação ambiental.
Outros empreendimentos selecionados
A Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari, de Porto Grande, promete levar biocosméticos e o respeito à floresta para o evento. Além delas, os empreendimentos Café do Lago, Selvática, Lu Mota Artesanato, Maraiza Cachos, Casa do Marceneiro Raiz, Origens e Artesanato Quilombola estão com vagas garantidas para dezembro.
Expo Favela Innovation Amapá 2023
A programação da Expo Favela contou com cinco espaços disponíveis para os visitantes, que puderam adquirir produtos, participar der shows artísticos, feira literária, palestras e conferências que abordaram temas como empreendedorismo, luta antirracista e meio ambiente.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!