Com apoio do Governo do Estado, Quilombo Groove celebra a arte e a cultura afro-amapaense
Evento gratuito começa na segunda, 21, com ações como shows e rodas de conversa no quilombo do Curiaú,
A programação destaca a música popular dos quilombos
O Governo do Amapá apoia a mostra de conteúdos artísticos e culturais "Quilombo Groove - Preces, Louvores e Batuques", que começa na segunda-feira, 21, e segue até 27 de agosto no quilombo do Curiaú, na zona rural de Macapá.
Será uma semana de shows musicais, rodas de conversa, contação de histórias, oficinas de confecção de instrumentos, entre outras ações que exaltam a cultura quilombola.
A programação destaca, ainda, a música popular, tradicional e identitária dos quilombos, com a exposição ‘Preces, Louvores e Batuques’. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) credenciou artistas locais que vão se apresentar no Quilombo Groove.
"O Quilombo Groove é reconhecido nacionalmente como iniciativa que estabelece uma conexão entre o que nos molda e o que transmitimos culturalmente para as novas gerações. Como resultado, temos essa grande devolutiva em forma de arte e cultura. O Governo do Amapá incentiva a cultura afro-amapaense", reforça a secretária de Estado de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
A mostra foi elaborada pela Cia Ói Nóiz Akí. O projeto do grupo amapaense foi um dos 30 selecionados pela Natura Musical, principal organizadora do Quilombo Groove. O evento busca promover sete dias de mergulho nas tradições quilombolas, como explica o produtor executivo da Ói Nóiz Akí, Cláudio Silva.
"A ideia é que a sociedade possa vivenciar o Quilombo do Curiaú. E, para isso, trabalhamos em um formato, onde será possível acompanhar o processo de produção de gengibirra ou a confecção de instrumentos musicais utilizados nas festas de batuque e marabaixo, nas casas de seus moradores”, ressalta Silva.
Raízes africanas
Como forma de fortalecer as raízes do quilombo, o evento conta com a presença de personalidades marcantes da cultura afro, como a escritora e poeta Esmeraldina dos Santos, que fará contação de histórias; o cenógrafo e artista visual Paulo Rocha, que fará uma exposição das festas religiosas e profanas que registrou ao longo dos anos, evidenciando a vivência quilombola.
O Grupo Raízes do Bolão, como legítimo representante do Quilombo do Curiaú, será protagonista em uma das noites dos shows gratuitos, e como forma de engrandecimento, também compartilhará o mesmo palco que a cantora Brenda Melo, o cantor Paulo Bastos e, a também quilombola, Banda Afro Brasil.
Com vagas limitadas, as inscrições para as vivências e oficinas acontecem pelo e-mail oinoizaquitraveiz@gmail.com. Os shows e rodas de conversa não tem limitação de público, na Maloca da Tia Chiquinha.
Confira a programação do Quilombo Groove:
Segunda-feira, 21
- Hora: 17h
Abertura do Projeto Vernissage da Exposição Preces, Louvores e Batuques
Missa na capela de Santo Expedito
Terça-feira, 22
-
Hora: 14h
Vivência: Percursos Sonoro Coreográficos Acerca do Marabaixo
-
Hora: 16h
Contação de Histórias -
Hora: 17h
Percursos Sonoro Coreográficos Acerca do Batuque
Quarta-feira, 23
-
Hora: 14h
Oficina de Percussão
-
Hora: 16h
Confecção de Instrumentos (Marabaixo e Batuque) com Materiais Recicláveis
- Hora: 17h
Demonstração Técnica de produção da gengibirra
Quinta-feira, 24
- Hora: 18h
Roda de Conversa: Interferências Étnico-Raciais na Música Amapaense
- Hora: 19h
Shows musicais com Pretagonista, Patrícia Bastos e Raízes do Bolão
Feira de Produtos do Quilombo
Praça de Alimentação
Sexta-feira, 25
- Hora: 19h
Shows musicais com Capitão Pupunha e Paulo Bastos
Feira de Produtos do Quilombo
Praça de Alimentação
Sábado, 26
- Hora: 19h
Shows musicais com as atrações MC Deeh e Brenda Melo
Feira de Produtos do Quilombo
Praça de Alimentação
Domingo, 27
- Hora: 19h
Shows Musicais com atrações Sabrina Zahara, Metá-Metá e Banda AfroBrasil
Feira de Produtos do Quilombo
Praça de Alimentação
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!