Força-Tarefa de Segurança Pública do Amapá desarticula esquema criminoso de tráfico de drogas na Zona Norte de Macapá
Operação Incursio deflagrada nesta sexta-feira, 18, verificou que os suspeitos também atuavam no monitoramento de ações policiais na região.
Durante a operação foram apreendidas várias porções de entorpecentes com um suspeito sendo preso em flagrante
Em continuidade às estratégias do Governo do Amapá, de repressão a criminalidade no estado, a Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) cumpriu na manhã desta sexta-feira, 18, seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco, no bairro Infraero, em Macapá e um, no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Os investigados, suspeitos do crime de tráfico de drogas, também mantinham um grupo virtual no aplicativo de mensagem, em que as metas incluíam vigilância de policiais e proibição de roubos, em determinados horários nos bairros da Zona Norte da capital.
Durante o cumprimento de um dos mandados, no bairro Infraero, um investigado foi preso em flagrante por tráfico. Na residência, a equipe da FTSP encontrou papelotes de entorpecentes (crack) embalados para comercialização. O detido foi encaminhado para a Polícia Federal (PF).
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, devem cumprir uma pena de até 23 anos de reclusão e mais pagamento de multa.
InvestigaçãoA Operação Incursio, deflagrada na manhã de hoje, é um desdobramento da Operação Andes, que aconteceu em abril deste ano, quando duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munições.
A Força-Tarefa identificou um grupo virtual formado por integrantes de grupos criminosos, onde planejavam diversos crimes, como roubos e tráfico de drogas, entre outros, com foco na atuação na Zona Norte da capital. O grupo servia também como instrumento de vigilância de policiais.
A investigação identificou ainda, que os suspeitos proibiam roubos na região em determinados horários, para evitar que os crimes atraíssem o policiamento para a área, o que estaria dificultando o tráfico na região. No caso de descumprimento destas regras, segundo levantamento dos policiais, os envolvidos poderiam ser punidos e até expulsos do grupo criminoso.
Forças de segurança
A Força-Tarefa do Amapá é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com participação das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Penal (PP), além da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação desta sexta-feira contou ainda, com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!