Governo do Estado avalia fluência da leitura e formula estratégias para o Programa Criança Alfabetizada
Números de estudantes que não sabiam ler com fluência reduziu, e taxa de crianças leitoras saltou de 21% para 37%.
Os dados foram apresentados para os técnicos e coordenadores do programa de cada município
Técnicos e coordenadores do Programa Criança Alfabetizada (PCA) conheceram os resultados da segunda avaliação de leitura realizada com os alunos da rede pública de ensino estadual. O programa é uma das estratégias do Governo do Amapá para alfabetizar todas as crianças do ensino fundamental 1 dos 16 municipios na idade certa.
Cerca de 86% dos estudantes matriculados no 2º ano, o que representa 11.456 alunos, foram avaliados. A taxa dos que não sabiam ler com fluência teve redução de 15%, caindo de 79% para 64%. Já o de crianças leitoras saltou de 21% para 37%. Em números, são 4.239 crianças de 8 anos que já sabem ler com fluência.
"Os dados servem para auxiliar os coordenadores de cada município a atuarem de forma mais acertiva, buscando estratégias de alfabetizar na idade certa as crianças do estado", explicou a gerente-geral do Criança Alfabetizada, Débora Vale.
Na última sexta-feira, 18, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu um seminário com os profissionais da área para traçar metas e estratégias para avançar na missão do PCA. O Governo do Estado quer alfabetizar 100% das crianças do ensino fundamental 1.
O encontro foi organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Normalização das Políticas Educacionais e é uma prévia para o Seminário Nacional pela Alfabetização, que será realizado nos dias 19 e 20 de setembro. A programação vai reuir representantes de todos os estados.
Criança Alfabetizada
O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios e funciona em várias frentes de atuação, entre elas, a avaliação dos alunos e formação de professores.
O objetivo é alfabetizar 100% das crianças na idade certa. Para isso, o Programa realiza três avaliações de fluência ao decorrer do ano. Sendo ela: diagnóstica, formativa e somativa. Todas com o objetivo de verificar a evolução dos estudantes.
Os professores recebem material didático e formação que os auxilia nesse processo junto aos alunos, como explicou Hylo Leal, analista de avaliação da ABC. "A gente tem percebido que ao longo desses anos, o Amapá tem melhorado, mas a gente inda tem um grande desafio", avaliou.
O Programa Criança Alfabetizada foi instituitdo em 2019 por meio de três leis, que incluem a valorização do professor, o reconhecimento de escolas com prêmios para aquelas que apresentam melhores resultados, e incentivos fiscais e financeiros através da vinculação de 18% de cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a Educação, distribuídos de acordo com a qualidade educacional do município.
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