No meio do mundo, Governo do Amapá ilumina Monumento Marco Zero em campanha de combate à violência contra a mulher
Ação é o ponto alto da campanha Agosto Lilás, para chamar a atenção da população para a causa.
Letreiros em led mostram frases de reflexões e estímulo a denúncias
Para chamar a atenção da população para a campanha de combate à violência contra a mulher, o Governo do Amapá iluminou neste sábado, 19, o monumento Marco Zero do Equador com mensagens do "Agosto Lilás".
O acender das luzes reuniu representantes de órgãos de defesa e proteção da mulher e das secretarias de Políticas para Mulher (SEPM), Comunicação (SECOM) e Turismo (SETUR), promotoras da ação, que presenciaram o momento em que o obelisco de 30 metros de altura ganhou luzes de led com frases para denúncias e reflexões.
Em 2023, o Governo destaca a campanha "Que tipo de homem você é?, Que agride ou acolhe?", que tem o objetivo de provocar uma reflexão de como a sociedade se comporta diante da violência física, sexual, psicológica, patrimonial e moral contra as mulheres.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, falou que a campanha busca a sensibilização não apenas em Agosto, mas durante todo o ano.
“O Amapá traz uma campanha para provocar a sociedade inteira a pensar sobre que tipo de homem você é? É através dessa reflexão que o Governo do Estado leva informações às mulheres, do Oiapoque a Laranjal do Jari, sobre a Rede de Atendimento à Mulher. É importante destacar que essa sensibilização da população será permanente”, disse a secretária.
Durante a campanha em todo o país, órgãos públicos e pontos turísticos são iluminados com a luz de cor lilás como forma de chamar atenção para o crirme.No Amapá, além de incentivar as mulheres que são vítimas de violências a denunciarem, a programação convoca a sociedade a agir para proteger e acolhê-las. A campanha é coordenada pela SEPM que disponibiliza o número institucional da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) para receber denúncias, informações e para esclarecer dúvidas: (96) 98402-7649.
O servidor público Saimon Nunes, que presenciou o aceder de luzes no monumento Marco Zero, apoiou a iniciativa.
“Achei muito bonito e é uma grande campanha. Aconselho as mulheres que vivenciam uma situação difícil que sejam fortes, procurem conversar com alguém e se vejam fora desse relacionamento. E para os homens: ‘sejam homens’ na essência da palavra, porque é inadmissível qualquer tipo de violência, seja ela contra mulher ou até mesmo criança. Se você tem algum problema procure falar para tratar. Sou muito grato pela criação que recebi de minha mãe”, disse o servidor.
Ponto Turístico
O monumento Marco Zero é o ponto turístico mais visitado em Macapá e marca a passagem da linha imaginária do Equador, que divide o mundo nos hemisférios Norte e Sul.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!