Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Nunca me senti tão acolhido como fui aqui no HE', diz engenheiro resgatado após aeronave cair no Amapá

José Francisco Vieira, de 67 anos, foi o último dos três tripulantes a ser liberado pelos médicos. Helicóptero caiu na quarta-feira, 16, na região do Tumucumaque.

Por Andreza Teixeira
22/08/2023 08h54

Engenheiro José Francisco Vieira foi o terceiro tripulante a receber alta médica

"Eu nunca me senti tão acolhido como fui aqui nesse hospital", declarou o engenheiro José Francisco Vieira, de 67 anos, ao receber alta após internação no Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), em Macapá. Ele é um dos três tripulantes resgatados na região do Tumucumaque após a queda de um helicóptero que prestava serviços para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A aeronave caiu na mata fechada, na última quarta-feira, 16. Eles foram localizados no sábado, 19, próximo ao Rio Iratapuru, cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapari, por uma força-tarefa de resgate do Amapá e Pará. 

Além de José Francisco, o comandante Josilei Albino Freitas, de 51 anos, e o mecânico Gabriel Assis, 35, deram entrada no HE na noite de sábado. O mecânico foi o primeiro a receber alta, ainda no domingo, 20. Os outros dois tiveram um tempo maior de internação para o tratamento de um quadro de desidratação moderada após 4 dias dentro da mata fechada.

José Francisco, que há 32 anos trabalha na Funai, agradeceu pela maneira como foi cuidado no HE. "Eu me senti querido por todos os profissionais, que são jovens e muito comprometidos. Dá orgulho de saber que no Brasil existem pessoas assim, parabéns pela qualidade dos profissionais que me trataram muito bem. Me senti muito acolhido e querido", reforçou.

O piloto Josilei Albino, também recebeu alta na segunda-feira, ao se despedir dos profissionais agradeceu o carinho que recebeu de toda a equipe do hospital.

"Vocês são os verdadeiros heróis. O que aconteceu comigo foi só um episódio, mas vocês lidam com situações de risco de morte todos os dias, eu só tenho a agradecer por todo o apoio e o carinho de vocês. Que Deus abençoe vocês para que continuem nessa luta diária de salvar as pessoas", disse, emocionado.

O filho do Josilei, Samuel Gonçalves veio de Brasília para reencontrar o pai. Ele falou dos momentos de apreensão que viveu com a família enquanto o pai estava desaparecido, e agradeceu o cuidado e o empenho dos amapaenses em resgatar o grupo.

"Nós estávamos muito apreensivos, quando tivemos a notícia que tinham encontrado meu pai foi um alívio para toda a família. Agradeço a todos vocês, as equipes de busca, os profissionais que cuidaram dele aqui. Ter ele de volta é muito importante pra gente, por isso fiz o possível para estar junto com ele", agradeceu Gonçalves.

A secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli, pontuou que a felicidade da família e dos pacientes também é a de toda a gestão que conseguiu contribuir para a manutenção da saúde dos três tripulantes.

"Nós também compartilhamos da felicidade deles, desde o primeiro momento o Governo do Estado não mediu esforços para que esse momento de reencontro acontecesse e eles pudessem voltar com saúde para seus familiares", concluiu Silvana.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!