Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Em três meses, Governo do Amapá realizou mais de 15 mil atendimentos de pessoas com síndromes respiratórias

Balanço de maio a julho foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Atualmente, a maioria das internações são de idosos.

Por Andreza Teixeira
25/08/2023 07h30

Pais devem continuar atentos ao esquema vacinal das crianças

O Governo do Amapá realizou mais de 15 mil atendimentos de pacientes com sintomas de viroses, pneumonias e bronquiolites nos meses de maio, junho e julho, durante o surto de síndromes gripais que atingiu, sobretudo, as crianças menores de seis anos.

O balanço, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) nesta sexta-feira, 25, aponta que o Pronto Atendimento Infantil (PAI); o Hospital da Criança e Adolescente (HCA); e o Hospital de Emergências (HE) concentraram a maioria dos atendimentos.

O Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul e o Hospital Estadual de Laranjal do Jari também receberam pacientes com síndromes respiratórias.

Mudança de faixa etária

Até o dia 21 de agosto, o estado possuía 238 pessoas internadas na rede de saúde com síndromes respiratórias, sendo 197 pessoas em leitos clínicos (122 adultos e 75 crianças) e 41 (18 adultos e 23 crianças) em leitos de UTI.

Diferente do início do surto, a maioria das internações são de idosos, com 140 adultos internados, seguido de 98 crianças de 7 meses até 4 anos de idade. A secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli, aponta a ampliação das taxas de vacinação como o principal fator para essa mudança.

"No primeiro momento, as crianças adoeciam mais por conta do esquema vacinal incompleto ou não realizado, mas conseguimos aumentar a cobertura vacinal entre as crianças. Agora nosso público maior é de idosos, daí a importância de reforçar a vacinação desse público”, recomenda Silvana.

Com uma força-tarefa, o Governo do Amapá conseguiu ampliar a cobertura vacinal em todos os municípios do estado, chegando a 94,23% de cobertura vacinal para Influenza e 95% a vacinação contra a poliomielite.

Atenção aos pequenos

A gestora também reforça que, mesmo com a diminuição de casos em crianças, é muito importante manter as ações preventivas como a higiene pessoal principalmente nesse retorno das atividades escolares.

"Mesmo com as internações diminuindo entre as crianças elas continuam sendo um público suscetível a essas infecções, por isso, é importante manter os cuidados e a vacinação em dia, que garante uma dose extra de proteção. Nos primeiros sinais de gripes ou resfriados, os pais devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência”, reforçou a secretária.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!