Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita médicos que atuam na atenção à saúde do trabalhador

Treinamento será nesta sexta-feira, 25. A programação é coordenada pela SVS.

Por Mônica Silva
23/08/2023 19h00

Participam do treinamento, 45 profissionais, desses 20 são formandos do curso de medicina da Unifap

O Governo do Amapá vai capacitar médicos do setor público e privado envolvidos na atenção à saúde do trabalhador. A ideia é reforçar a habilidade de investigação das relações trabalho-saúde-doença durante a entrevista com o trabalhador realizada no começo de cada atendimento, para detectar agravos à saúde, indicar tratamentos e medidas corretivas.

O treinamento é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) e acontece na sexta-feira, 25, a partir das 8h30 no auditório da Central de Regulação Ademar Rodrigues dos Anjos, localizado no bairro Pacoval.

Participam do treinamento 45 profissionais, desses 20 são formandos do curso de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Servidores do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, vinculado à SVS, também farão parte das rodas de discussão.

"O profissional médico deve ter uma visão ampla e integrada do processo de trabalho, considerando os fatores de risco, as condições de trabalho, as demandas e as necessidades dos trabalhadores. Além disso, deve atuar de forma interdisciplinar e intersetorial, articulando-se com outros profissionais da saúde, da segurança do trabalho, da educação, da assistência social, entre outros", destacou a superintendente da SVS, Margarete Gomes.

As palestras serão ministradas pelo médico Marco Antônio G. Pérez, especialista em Saúde Pública, Medicina Preventiva e Social (com concentração em Saúde Ocupacional). Entre os temas abordados estão a atuação do médico na atenção à saúde do trabalhador e novas formas de atuação. 

A nova forma de atuar do profissional médico na atenção à saúde do trabalhador envolve uma abordagem mais participativa, humanizada e emancipatória. Para isso, o médico deve valorizar o protagonismo dos trabalhadores, respeitando suas singularidades, seus saberes e suas experiências, explica Regiclaudo Silva, gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS.

"O nosso objetivo é acompanhar de perto e promover a prevenção, ajudar no diagnóstico e tratamento das doenças ocupacionais, bem como a saúde integral dos trabalhadores e das trabalhadoras", disse.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!